Na manhã desta quarta-feira (4), uma falha no sistema de sinalização do Metrô de São Paulo impactou significativamente o funcionamento das Linhas Verde e Azul.
Segundo informações da companhia, o problema ocorreu no controle de movimentação dos trens da Linha Verde, o que levou à adoção de medidas de segurança, como controle de embarque e redução de velocidade dos trens em ambas as linhas.
Falha na Linha Verde
A falha na Linha Verde começou por volta das 6:38 e resultou em trens em circulação com maior tempo de parada nas plataformas, com problema de lotação nas estações.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram plataformas cheias e longas filas de espera, reflexo direto da lentidão na circulação dos trens.
Às 7:50, o Metrô informou que uma equipe de manutenção solucionou o problema, e a circulação na Linha Verde entrou em processo de normalização.
Ação da SPTrans e Sistema Paese
Para tentar minimizar os impactos, o Metrô solicitou apoio à SPTrans, que acionou o sistema Paese às 7:30.
Foram disponibilizados 40 ônibus articulados para operar entre as estações Vila Prudente e Vila Madalena, em atendimento a demanda de passageiros.
Porém, com a normalização parcial do sistema, o pedido de apoio foi cancelado pouco tempo depois.
Além da falha no Metrô, a Linha 9-Esmeralda da CPTM também apresentou problemas na manhã desta quarta-feira.
De acordo com a ViaMobilidade, houve uma falha na Estação Cidade Jardim, que causou intervalos maiores entre os trens das estações Cidade Jardim e Pinheiros.
O problema foi resolvido após cerca de 30 minutos, e a circulação foi normalizada.
Nota do Metrô
Em comunicado oficial, o Metrô de São Paulo pediu desculpas aos passageiros pelos transtornos causados e agradeceu pela compreensão.