Ações

Minério de ferro cai; Usiminas (USIM5), Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4) sentem impacto

O contrato futuro de minério de ferro mais negociado na bolsa de commodities de Dalian caiu mais de 8%

-
-

O contrato futuro de minério de ferro mais negociado na bolsa de commodities de Dalian caiu mais de 8%, para cerca de 766 iuanes (120,53 dólares) por tonelada.  Ele havia subido quase 6% mais cedo nesta sexta-feira (11). 

Os contratos futuros de minério de ferro da China caíram após reguladores e associações da indústria do país emitirem alertas contra recentes movimentos incomuns de preços do principal ingrediente da siderurgia.

O movimento impactou a performance dos papéis PN A da Usiminas (USIM5) que, por volta das 12h35, registravam queda de 5,66% e da Gerdau (GGBR4), 2,55%. 

Vale

As ações da Vale (VALE3) também caíam: 1,27%. A empresa apresentou prévia operacional e seu relatório de produção e vendas do quarto trimestre de 2021 mostrou que a produção de minério de ferro totalizou 82,5 milhões de toneladas (Mt) (uma variação de -7,8% contra o trimestre anterior  e -2,4% contra o ano anterior) e totalizou 316Mt em 2021, mantendo-se no limite inferior do guidance da empresa.

Já as vendas de minério de ferro e pelotas atingiram 93,5Mt recuperando-se das menores vendas no 3T21.Relatório da XP encara os resultados como mistos: no lado positivo a estratégia da Vale de reduzir a produção de minério de ferro e aumentar as vendas de pelotas impulsiona a agregação de valor enquanto mantém o mercado de minério de ferro apertado, mas no lado negativo a menor produção entre as divisões diminui a alavancagem operacional da empresa.

"Mantemos nossa recomendação de compra no nome (preço alvo de US$ 17,6/ADR R$ 97,1/ação)", pontua o documento.