Por Scott Kanowsky, da Investing.com – Bitcoin (BTC) cai nesta quarta-feira (15), e atinge uma baixa de 18 meses, num movimento que arrasta outros tokens digitais para baixo com os iminentes aumentos de taxa de juros – bem como uma decisão dos EUA.
O credor de criptomoedas Celsius ainda interrompeu saques e transferências entre contas, o que ajudou a despertar temores de um colapso mais amplo no mercado de criptomoedas.
Às 08h40 (horário de Brasília), Bitcoin recuava 3,98% em 24h, cotado a U$ 21105, mas chegou a atingir U$ 20 mil pela manhã, trazendo também altcoins como Ethereum (ETH), Dogecoin (DOGE), Solana (SOL), e Cardano (ADA) para o vermelho.
A variação semanal do Bitcoin foi de um recuo de 31,77%.
"É um banho de sangue lá fora. Abaixe-se. Certifique-se de que você pode durar", disse Changpeng Zhao, executivo-chefe da Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo no Twitter.
O declínio ocorre quando a Reuters relata que a empresa de software dos EUA MicroStrategy (NASDAQ:MSTR) – um grande investidor em Bitcoin – não recebeu uma operação contra um período de três anos, empréstimo de US$ 250 milhões do banco de criptomoedas Silvergate Capital (NYSE:SI) garantido por 19.466 bitcoins.
A MicroStrategy havia dito anteriormente que uma chamada de margem – ou demanda por aumento de capital – aconteceria se o valor do bitcoin caísse abaixo de US$ 21.000.
A MicroStrategy acrescentou que ainda possui bitcoins suficientes para atender aos requisitos do empréstimo. O presidente-executivo da empresa também disse em um tweet que estruturou seu balanço patrimonial para enfrentar a volatilidade nos mercados de criptomoedas.