COP26

Ministro do meio ambiente anuncia nova meta climática, com redução de 50% das emissões até 2030

Apesar das porcentagens, Leite não apresentou de quanto deverá ser a redução real nas emissões dos gases de efeito estufa já para essa década

- Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
- Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (1), durante a abertura da participação brasileira na COP26, em Glasgow, na Escócia, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que o Brasil elevou suas metas de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. Agora, o objetivo é atingir 50% em 2030, ante a proposta inicial de 43%. Leite disse ainda que o país atuará para chegar à neutralidade das emissões até 2050.

"Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% para 50% até 2030; e de neutralidade de carbono até 2050, que será formalizada durante a COP26", disse o ministro.

Apesar das porcentagens, Leite não apresentou de quanto deverá ser a redução real nas emissões dos gases de efeito estufa já para essa década. 

Na contramão mundial, o Brasil teve um aumento de 9,5% nas emissões de gases poluentes em 2020, em plena pandemia de Covid-19, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima. Por outro lado, a média global de emissões sofreu uma redução de 7%, por causa das paralisações de voos, indústrias e serviços ao longo do ano passado.

*Com informações do g1