indice dolar

Moedas - Dólar permanece na defensiva, aposta em cortes de taxas pelo Fed pesa

Por Noreen Burke

Investing.com – O dólar permaneceu na defensiva na quinta-feira (5), segurado por uma combinação de expectativas de ainda mais flexibilização monetária pelo Federal Reserve e rendimentos de títulos dos EUA muito baixos.

O ìndice dólar estava em baixa de 0,37% às 13h30 (horário de Brasília). O índice perdeu a maior parte de seus ganhos do ano nos últimos dias, devido ao crescimento nas expectativas de que o Fed cortaria a taxa de juros mais uma vez para amenizar a queda na economia causada pela disseminação do surto de coronavírus.

O Fed entregou um corte emergencial na taxa de juros de 50 pontos-base na terça-feira (3), e muitos investidores esperam ao menos duas outras movimentações nos próximos meses.

As apostas de que o Fed poderia cortar a taxa novamente em sua próxima reunião em março continuaram a pressionar os rendimentos de títulos do governo dos EUA. O rendimento do índice do Tesouro EUA a 10 anos estava em 1% após ter caído para uma mínima recorde na terça-feira.

O dólar atingiu mínimas de cinco meses contra o iene, a 106,82, enquanto o euro estava em alta em relação ao dólar, em 1,1183, perto de máxima de dois meses.

O dólar encontrou apoio na sessão anterior após a publicação de dados que demonstraram que a economia dos EUA estava em uma boa condição para encarar os riscos do vírus, com a atividade do setor de serviços atingindo a máxima de um ano em fevereiro e o setor privado gerando 183 novos postos de trabalho.

Porém, enquanto as políticas de taxas dos EUA, que estão em uma meta entre 1% e 1,25%, têm mais espaço para cair, muitas taxas na Europa e no Japão já estão abaixo de zero e as autoridades monetárias por lá estão hesitantes em diminuí-las ainda mais.

Enquanto isso, a libra garantiu ganhos ao longo da noite após o novo presidente do Banco da Inglaterra dizer que esperaria por mais clareza sobre o vírus antes de mexer nas taxas de juros em vez de correr para um corte emergencial.

A libra fechou em 1,2920 contra o dólar e 0,8657 em relação ao euro.

-Com contribuição da Reuters