O porto seguro iene ganhava terreno contra o dólar norte-americano na quarta-feira e o iuan caía à medida que as preocupações contínuas com a escalada da guerra comercial EUA-China mantiveram os investidores em dificuldades.
O iuan caiu em relação ao dólar no comércio internacional na quarta-feira, depois que o Banco Popular da China estabeleceu seu ponto médio oficial mais desvalorizado em relação ao dólar quanto no fechamento anterior. A moeda chinesa também se enfraqueceu em relação ao dólar no comércio continental.
O conflito comercial de longa data entre Washington e Pequim aumentou na semana passada, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que imporia mais tarifas aos produtos chineses.
A China respondeu na segunda-feira ao permitir que sua moeda se enfraquecesse além do nível psicologicamente importante de 7 iuan por dólar, o que imediatamente levou a administração Trump a rotular a China como um manipulador de moeda.
Câmbio Online na Frente Corretora: cote, compre e receba em casa!
A escalada na guerra comercial diminuiu as esperanças de uma resolução rápida para o conflito.
Trump indicou na terça-feira que está preparado para ir resistir a longo prazo, tuitando que está preparado para fornecer apoio aos agricultores dos EUA em 2020, caso enfrentem pressão da China.
O dólar caía 0,19% para 106,26 iene por volta das 4h56. Na terça-feira, o dólar subiu de 105,51 ienes para 107,07 ienes em uma sessão volátil provocada por preocupações sobre a política cambial da China.
O iuan offshore caía para 7,0701 por dólar, não muito longe de 7,1397, o menor desde o início das negociações internacionais da moeda em 2010.
O iuan continental abriu o comércio em 7,0369 por dólar contra seu último fechamento em 7,0250
“A escalada das fricções comerciais entre os EUA e a China deteriorou o sentimento do mercado, o que fará com que os rendimentos do Tesouro caiam e o iene suba”, disse Tohru Sasaki, diretor de pesquisa de mercado do JP Morgan Securities em Tóquio.
“Ainda esperamos que o dólar suba para 7,35 iuans até o final do ano, o que tornará a administração dos EUA muito desconfortável. Espero que o dólar caia para 104-103 ienes até o final do ano.”
O índice dólar que mede a força da moeda americana em relação às seis principais divisas ficou pouco alterado em 97,44.
O sentimento de risco se deteriorou ainda mais depois que o Reserve Bank da Nova Zelândia surpreendeu os investidores cortando as taxas de juros em 50 pontos base acima do esperado para uma baixa recorde de 1,00%, destacando a crescente preocupação dos formuladores de políticas sobre a economia global.
O dólar neozelandês caía 1,65% em 0,6412.
Enquanto isso, o euro foi um pouco menor em relação ao dólar cotado a 1,1187.
Na Zona do Euro, os dados da quarta-feira mostraram que a produção industrial alemã caiu 1,5% em junho, mais do que o declínio de 0,5% esperado pelos economistas e comparado com o crescimento de 0,1% no mês anterior.
Esses dados se somaram às indicações de que a maior economia da área do euro encolheu no segundo trimestre, o que atuará como um empecilho para o bloco como um todo.
Com Reuters