Vantagens

Na hora de escolher apps, usuário de smartphone prefere os que oferecem cashback, milhas e pontos

Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil também revela o aumento do consumo de streaming e dos serviços que enviam notificações sobre aos usuários

- REUTERS/Tatyana Makeyeva
- REUTERS/Tatyana Makeyeva

A retomada das atividades fora de casa no final do ano passado e a persistente crise econômica puxaram o crescimento no uso de apps de programas de fidelidade, gestão de milhas e que oferecem cashback, de acordo com a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.

O levantamento é um oferecimento da Dynatrace e foi realizado online entre 10 e 20 de novembro de 2021 com com 2.036 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, antes, portanto, do recrudescimento dos casos de Covid-19 verificados na virada do ano e que levou diversas cidades a cancelarem o Carnaval de rua.  A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.

Aplicativos como AME, Livelo, Smiles subiram de patamar no Radar de Popularidade de Apps enquanto Latam Pass, Oktoplus, Meliuz e Shell Box fizeram sua estreia no gráfico que aponta os aplicativos mais presentes na tela inicial do smartphone brasileiro, a home screen. Considerando que as entrevistas foram feitas em meados de novembro, possivelmente as promoções relacionadas com a Black Friday impactaram nos resultados. O maior crescimento em 12 meses foi registrado pelo app da Livelo.

Os organizadores da pesquisa destacam o crescimento contínuo de PicPay e Telegram, que agora pela primeira vez, superaram a barreira de presença na home screen de 10% ou mais dos smartphones nacionais.O Picpay tem investido bastante no crescimento da sua base, enquanto se prepara para o seu IPO, além de ter adquirido o GuiaBolso na metade de 2021. No caso do Telegram, o OTT vem se consolidando como uma alternativa ao WhatsApp para quem deseja criar ou entrar para grupos ou canais com grande quantidade de participantes, o que é limitado no rival.

A reabertura de voos e o retorno do brasileiro aos aeroportos também explica a entrada no Radar dos apps da Azul, da Latam Airlines e do Latam Pass.

O fortalecimento dos serviços de streaming

Em um ano, subiu de 56% para 64% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam pelo menos um serviço de streaming de filmes e séries. A liderança ainda é do pioneiro Netflix (com 81%), mas Amazon Prime Video (46%), Disney+ (21%) e Globoplay (20%) já possuem bases consideráveis, como demonstra a nova edição da pesquisa, que também apurou que a exclusividade dos títulos em cada catálogo acaba levando o consumidor a assinar mais de um serviço. É o que fazem dois em cada três brasileiros que pagam por streaming de vídeo. Apenas 35% se restringem a um único serviço. E, no outro extremo, 20% declaram assinar quatro ou mais.

Outras descobertas da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps

– O Messenger teve a maior perda de participação na tela inicial do smartphone dentre todos os apps monitorados, com diminuição de 7 pontos percentuais em um ano;

– TikTok e Kwai registraram queda significativa em seis meses

– Notificações nos apps – 57% dos brasileiros com smartphone ativam notificações para todos os apps de bancos e de contas de pagamento em seus smartphones