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Natura & Co (NTCO3): diante das mudanças do setor, o que esperar?

Com insights trazidos pela pesquisa Beauty 4 All, relatório da XP aponta que, apesar das tendências positivas, cenário macro permanece desafiador para Natura&Co;. (NTCO3)

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A B4A (Beauty 4 All) publicou a sua pesquisa anual Beauty Plan, onde monitora as tendências no setor de Beleza, focando principalmente em demanda; padrões de consumo de categorias e canais. Diante dos insights trazidos pela pesquisa, relatório da XP aponta que, apesar das tendências positivas, cenário macro permanece desafiador para Natura&Co. (NTCO3).

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O documento assinado por Danniela Eiger, Head de Varejo e Co-Head de Equity Research, e pelos analistas de varejo, Gustavo Senday e Thiago Suedt, aponta que apesar da pesquisa ter trazido algumas leituras positivas para NTCO, o cenário macro mais duro deve continuar a ser um obstáculo para crescimento enquanto um pilar central da tese de investimento de NTCO é a reestruturação de Avon, que depende de execução.

"Além disso, apesar da pesquisa ter trazido insights interessantes, ela pode ter alguns vieses amostrais. Mantemos nossa Compra e preço alvo de R$ 40,0 por ação para NTCO3", diz o relatório.

Consumo

Entre os destaques da pesquisa, os especialistas da XP destacam que 35% das mulheres afirmaram que seu gasto com beleza diminuiu, enquanto 33% afirmam ter aumentado. Das que aumentaram gastos, quantidade e recorrência são os principais drivers.

Outro destaque é que o aumento de preço como um driver para aumento de consumo nunca havia ultrapassado o valor de 20% e atingiu 31% nessa pesquisa.  "Olhando pro futuro, as consumidoras estão de olho em promoção e compras essenciais, com uma maior disposição a buscar marcas mais baratas".

Categorias

Produtos de cabelo, corpo e maquiagem são as categorias que as consumidoras teriam maior disposição para buscar marcas mais baratas. "Nós vemos isso como uma leitura positiva para NTCO uma vez que a Avon está posicionada como uma melhor alternativa de custo/benefício", consideram os especialistas da XP.

A pesquisa monitora cesta básica de beleza (produtos que mais de 50% não abrem mão)  e mostrou que o Perfume voltou a fazer parte, mas maquiagem ainda está fora (e estava presente pré-pandemia). "Nós vemos o retorno de perfumes como um vento à favor para Natura, uma vez que é uma categoria chave da marca, enquanto a ausência de maquiagem é um desafio para Avon".

Outros pontos:

  • Revendedora/consultora como 3º canal mais utilizado, atrás de lojas físicas de farmácias (1) e perfumarias (2) – "Venda direta segue como um canal relevante para o segmento, com NTCO muito bem posicionada como a líder de mercado", aponta relatório.
  • Canal físico abaixo dos patamares pré-pandemia, perdendo share para canais online (farmácia online como um dos que mais cresceram) – "A digitalização do consumidor parece ter sido mantida, o que beneficia a NTCO uma vez que ela tem menor exposição ao varejo físico vs. seus competidores".
  • Revendedoras ganharam espaço como canal vs. ano anterior