A sigla ESG, que vem do inglês Environmental, Social and Governance, e em português significa Ambiental, Social e Governança, nunca esteve tão em alta e é hoje apontada pelo mercado como uma das principais tendências não só para 2021 como para os anos seguintes.
O índice refere-se a boas práticas de conduta aos negócios e também como indicador de critérios para investimentos.
Uma pesquisa desenvolvida pela KPMG apontou que 73% dos CEOs brasileiros entrevistados afirmaram que, nos últimos meses, com a chegada da pandemia, ganharam uma importância maior os temas relacionados ao comportamento social e às questões de meio ambiente e sustentabilidade.
No entanto, um dos principais índices da sigla que muitas vezes é deixado de lado pode ser o mais simples de ser alcançado pelas empresas, que é a governança. "Olhar para a governança é essencial, afinal o 'G' garante o tecido que incorpora os outros dois pilares. Sem uma boa governança não é possível estruturar um modelo verdadeiramente sustentável e em conformidade com as pautas demandadas pela sociedade", diz João Drummond, CEO da Crawly, empresa de automação de dados.
O especialista observa que um dos pontos primordiais em relação a governança é a adequação na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em agosto de 2018, que estabelece que não importa se a sede de uma organização ou o centro de dados dela estão localizados no Brasil ou no exterior: se há coleta, processamento, armazenamento e outras formas consideradas tratamentos de dados pessoais de pessoas, brasileiras ou não, que estão no território nacional, a lei deve ser cumprida.
A LGPD traz várias garantias a todo cidadão que esteja no Brasil, como solicitar que dados sejam deletados, revogar um consentimento, transferir dados para outro fornecedor de serviços, entre outras ações.
"A contratação de uma empresa que atua no tratamento de dados em acordo com a regulamentação da LGPD pode fazer com que você se adeque aos preceitos do ESG. E mostrar isso para o mercado é muito valioso tanto do ponto de vista de captação de clientes, que passam a optar por empresas em conformidade com o preceito, quanto o mercado, que avalia melhor essas empresas", conclui o executivo.
Com informações de Hochmüller Multimídia.