Quer ter a nova Carteira de Identidade Nacional e mora no Rio de Janeiro? O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) promove até a próxima quinta-feira (27) um mutirão para emissão da CIN.
O serviço está disponível em todos os postos de identificação civil do estado, sem necessidade de agendamento prévio. Porém, o atendimento será realizado por ordem de chegada.
O que muda na nova identidade?
A CIN traz o CPF como identificador único, substituindo o antigo RG. O novo modelo procura unificar as informações dos brasileiros.
De acordo com o ministério, a Carteira de Identidade Nacional também serve como ferramenta de acesso a mais de 4,5 mil serviços oferecidos no portal do Governo Federal, o gov.br. Em dezembro, mais de 17 milhões de brasileiros e brasileiras já haviam emitido
O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, afirmou: “o foco do nosso trabalho é simplificar a vida dos cidadãos. Queremos que eles tenham uma visão de governo único quando acessarem o Gov.br, que a plataforma esteja alinhada à jornada de vida da pessoa”.
Para quem ainda não possui CPF, o cadastro pode ser feito gratuitamente no site da Receita Federal ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e Cartórios de Registro Civil.
O novo documento também conta com um QR Code para verificação de autenticidade e identificação de possíveis fraudes, além de um código internacional MRZ, similar ao utilizado em passaportes.
Os brasileiros têm até o ano de 2032 para realizar a troca do documento atual pela nova CIN.
Como solicitar a nova identidade?
Além disso, a primeira via da CIN é gratuita, sem cobrança de taxas ou necessidade de pagamento do Documento de Arrecadação do Estado (Duda).
Mas, para emitir o documento, os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento ou casamento e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Os postos do Detran-RJ operam das 8h às 17h, enquanto as unidades localizadas dentro de shopping centers atendem das 9h às 18h.