O setor de serviços encerrou o terceiro trimestre de 2019 com um resultado bastante positivo. O crescimento em relação ao mês anterior foi de 1,2%. Tal valor representou o maior volume de serviços prestados desde junho de 2018. Além disso, o crescimento do setor foi disseminado e apenas o subsetor de Serviços de Informação recuou em setembro.
O setor de serviços representa cerca de 70% de todo o valor adicionado na economia brasileira. Dessa forma, o bom desempenho do setor em setembro traz otimismo para uma retomada mais forte da economia no último trimestre.
Com este resultado, eu e a Genial Investimentos projetamos um crescimento do PIB de 0,4% no terceiro trimestre, em relação ao segundo trimestre. Já para o inter anual projetamos crescimento do PIB de 0,9%. Contudo, para o ano de 2019, mantemos nossa projeção de crescimento do PIB de 1%.
Vale lembrar que o IBGE divulgará o resultado do PIB do terceiro trimestre no dia 3 de dezembro.
Evolução do setor
Em setembro o setor de serviços cresceu 1,2% MoM, resultado que superou o teto das expectativas que ficava em torno de 1,1%, segundo o Broadcast. Além disso, também apresentou variação de 1,4% YoY na comparação inter anual.
No acumulado do ano, o setor de serviços apresenta crescimento de 0,7%, frente um crescimento de 0,6% até agosto.
O subsetor de Serviços Profissionais e Administrativos, que são relacionados principalmente a serviços prestados às empresas (limpeza, publicidade, manutenção, etc.), cresceu 1,8% MoM. Transportes, Armazenagem e Correios apresentou crescimento de 1,6% MoM, enquanto Serviços Prestados às famílias variou 0,8% MoM.
Com este resultado positivo, o terceiro trimestre apresentou um crescimento de 0,6% no volume de serviços em relação ao trimestre anterior.