Os investimentos de renda fixa costumam servir como porta de entrada para o mercado financeiro. No entanto, essa classe de ativos ainda gera muitas dúvidas entre os investidores.
Portanto, se você deseja começar a investir e quer entender mais sobre os investimentos em renda fixa, siga a leitura deste guia simplificado e tenha acesso as principais informações sobre esses ativos financeiros.
Ao término deste conteúdo, esperamos que você esteja seguro para escolher entre as opções de investimento disponíveis no mercado de renda fixa, a que melhor contribuirá para o desempenho da sua carteira.
O que é e como funciona a renda fixa?
A renda fixa é uma modalidade de investimento cuja taxa de rentabilidade é definida no momento da aplicação.
Ela funciona como um instrumento de captação de recursos por instituições financeiras, empresas ou até mesmo pelo Governo, utilizado para o pagamento de dívidas ou financiamento de novos projetos.
Por este motivo, os ativos que constituem a renda fixa são conhecidos como títulos públicos, emitidos pelo Tesouro Nacional, e títulos privados. Há, ainda, os fundos de renda fixa, que concentram suas aplicações nessa classe de ativos.
Esses investimentos em renda fixa contam com dinámicas de liquidez, segurança e rentabilidades diferentes, sem conta que alguns possuem isenção de Imposto de Renda (IR), enquanto outros são tributáveis.
Quais são os tipos de títulos de renda fixa?
Os títulos de renda fixa são classificados conforme o tipo de remuneração, podendo ser: prefixado, pós-fixado ou híbrido.
Venha destravar seu conhecimento financeiro com os melhores especialistas do país!
Faça parte d´O Guia Financeiro.
Acesse GRATUITAMENTE através do PLANO START!
Clique no link: https://www.oguiafinanceiro.com.br/vip/