O Nubank (NUBR33) lidera, pelo 4º ano consecutivo, a lista da Forbes de melhores bancos do Brasil. O ranking, elaborado pela Forbes USA, avalia quesitos como satisfação dos clientes, confiabilidade, digitalização, atendimento e assessoria financeira.
Desde a última edição da lista, divulgada em abril de 2021, o cenário econômico do país mudou drasticamente. A inflação estava em 6,76%, enquanto agora ultrapassa 11% no acumulado de 12 meses. A Selic, a taxa básica de juros, que chegou a 2,75% naquele mês, hoje atinge 11,25%.
O aumento dos juros costuma ser positivo para os bancos, já que ele permite que instituições financeiras pratiquem maiores spreads, como é chamada a diferença entre a taxa que o banco paga para pegar dinheiro emprestado e a taxa que ele cobra para emprestar esse dinheiro.
Nesse cenário, os quatro maiores bancos brasileiros – Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4) e Santander (SANB11) – registraram, juntos, o maior lucro anual desde 2019: R$ 81,6 bilhões. Nenhum deles, no entanto, aparece nas primeiras posições da lista. O melhor colocado é o Itaú Unibanco, no 7º lugar; o Banco do Brasil não se classificou para o ranking.
O segundo lugar do ranking também é de um banco digital: o Inter (BIDI11). A instituição financeira manteve a mesma posição do último ranking, assim como o C6, que aparece em terceiro lugar.
O Sicredi, na 4ª colocação, foi a instituição financeira que mais subiu de posições neste ano; em 2021, o banco ocupou o 7º lugar na lista do ano anterior.
O Digio é o único novato da lista. Ele desbancou o Banrisul e conquistou a 15ª posição.
Confira o ranking completo:
1. Nubank
2. Banco Inter
3. C6 Bank
4. Sicredi
5. PagBank
6. Neon
7. Next
8. Itaú
9. Banco BMG
10. Santander
11. Sicoob
12. Banco Original
13. Bradesco
14. Caixa Econômica
15. Digio
*Com informações da Forbes