Foi divulgado nesta terça-feira (13) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que, entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2022, os homens pretendem gastar mais que as mulheres nas compras de Natal.
Os valores estipulados para essas compras, em média, são, R$ 630,00, contra R$ 539,00 e em porcentagem, 64% contra 56%.
Quanto à pergunta sobre os presenteados, 34% das entrevistadas citaram os filhos. Já os homens, 32% afirmam gastar mais com presentes para o(a) namorado(a).
Quando o assunto é presentear a mãe, o cenário não é muito diferente: as mulheres que vão presentear as mães são 23%; já os homens, apenas 18%.
Em uma pesquisa realizada pela Acordo Certo, fintech de recuperação de crédito, 39% das mães disseram que já se endividaram para comprar algo para os filhos, contra 34% dos pais.
“É importante colocar na balança se o que o filho está pedindo é prioridade ou não em relação ao bem-estar financeiro da família inteira. Por mais que nós tenhamos filhos e queremos dar o melhor para eles, precisamos pensar no orçamento familiar como um todo antes de ceder”, afirma Bruna Allemann, educadora financeira do Acordo Certo.
Ela complementa dizendo que o consumidor deve entender as necessidades e realizar compras conscientes, afinal o começo do ano vem com grandes cobranças (iptu, ipva, matrícula e material escolar, entre outros).