Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta terça-feira (29), estendendo as perdas do dia anterior e revertendo os ganhos vistos pela manhã. O cenário foi influenciado pelo otimismo em relação às negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia compensando a sinalização da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) de que o grupo não elevará a produção
O contrato do petróleo Brent para junho – a referência global da commodity – fechou em queda de 1,62%, a US$ 107,71 por barril. O contrato do WTI americano para maio também fechou com variação percentual negativa de 1,62%, recuando a US$ 104,24 por barril.
Os contratos do petróleo caíram com alívio dos investidores em relação aos sinais de progresso nas negociações de paz, que foram retomadas nesta terça na Turquia. Além disso, alimentaram o otimismo também informações da agência estatal russa Tass, de que o Ministério da Defesa da Rússia teria dito que pretende “reduzir drasticamente” as operações militares contra as cidades ucranianas Kiev e Chernihiv, enquanto os dois países retomam as negociações.
*Com informações do Valor Econômico