Coluna da Daniela Zuccolotto

Ouro? Diamante? Não. O futuro da economia é prateado

R$ 2 Trilhões ao ano: um mercado que sua empresa não pode ignorar

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Você já ouviu falar em economia prateada?

Também conhecida como economia da longevidade, ela é a soma de todas as atividades econômicas que atendem às necessidades de pessoas com 50 anos ou mais, incluindo os produtos e serviços adquiridos por eles. Ou seja, trata-se de toda a massa de recursos movimentada na economia por conta da renda gerada por essas faixas etárias.

Ainda acha que isso é um nicho de mercado?

Pois não é. A economia prateada é a terceira maior atividade econômica do mundo. Se fosse um país, estaria atrás apenas dos EUA e da China.

Em todo o mundo, a economia prateada gera cerca de US$22 trilhões anualmente, enquanto em países como Argentina e Colômbia, representa 40% do PIB. No Brasil, representa cerca de R$ 2 trilhões em consumo anualmente.

Sua empresa tem uma estratégia voltada para atender esse consumidor?

Se não, deveria. Atualmente, os consumidores maduros somam quase 60 milhões de pessoas no Brasil com mais de 50 anos e esse número só cresce. Em termos relativos, elas responderão por uma fatia cada vez maior do PIB brasileiro.

Quem já enxergou essa oportunidade e saiu na frente está colhendo resultados muito interessantes. E se você pensa que esse movimento se limita aos setores de saúde e seguros, está enganado. Diversos outros segmentos estão surfando esse tsunami prateado. Veja alguns exemplos:

Turismo: viajar é uma das prioridades da parcela da população madura com melhor renda. Oferecer viagens e excursões pensadas para eles, combinando segurança, conforto, experiência e socialização é um ótimo negócio.


Fintechs: o planejamento financeiro é, sem dúvida, uma das preocupações reais deste grupo. Hoje existe uma série de soluções no mercado focadas em ajuda-los na administração e segurança de suas finanças. Aplicativos que monitoram transações bancárias e cartões de crédito, evitando golpes e facilitando a gestão de contas, são cada vez mais procurados.


Transporte: a questão da mobilidade é crucial para garantir autonomia para a população mais velha. Serviços de transporte com acompanhamento especializado para consultas médicas, passeios e visitas culturais ampliam a independência e oferecem mais conforto e segurança.


Tecnologia e inclusão digital: a inclusão digital tem um enorme potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Iniciativas que ensinam o uso de tecnologia e adaptam dispositivos para o público sênior permitem acesso facilitado à informação, comunicação e serviços essenciais.


Moradia: o conceito de geroarquitetura vem ganhando espaço, criando moradias adaptadas às necessidades desse público e trazer conforto, segurança e autonomia. Além de questões estruturais da construção, como larguras maiores de portas e áreas de circulação, os projetos preveem a criação de ambientes acolhedores, planejados com segurança, facilidade de manutenção, iluminação natural e móveis funcionais.

Se pararmos para pensar, todos os setores têm oportunidades dentro da economia prateada.

No entanto, para aproveitar esse mercado, é preciso adaptar produtos e serviços para atender às demandas dos consumidores maduros, que ainda se sentem pouco considerados pelas empresas.

Se o seu negócio ainda não tem uma estratégia voltada para esse público, agora é o momento de repensar. O mercado está aberto – a pergunta é: sua empresa está preparada para aproveitá-lo?

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.