O governo federal anunciou nesta terça-feira (10) que o pagamento do Bolsa Família será antecipado no Amazonas (AM) devido à seca severa que afeta a região.
A medida, apresentada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT-PI), beneficiará cerca de 600 mil pessoas.
O adiantamento foi anunciado durante a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros no estado.
Pagamento adiantado
O novo calendário prevê o pagamento para o dia 17 de setembro, quando será realizado um repasse de R$ 494 milhões pela Caixa Econômica Federal para os beneficiários do programa no Amazonas.
“Vamos antecipar o pagamento do Bolsa Família para o dia 17, beneficiando cerca de 600 mil famílias no Amazonas”, afirmou Wellington Dias durante o evento realizado na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Impacto da seca no estado
A seca nos rios do Amazonas já atinge mais de 340 mil pessoas, segundo boletim divulgado pelo governo estadual na última segunda-feira (9).
A seca também influencia na queda da cota do Rio Negro, um dos principais do estado.
O nível tem baixado desde junho, e a medição mais recente feita pela Defesa Civil indica que a cota do rio está em 17,73 metros.
Todos os 62 municípios do estado declararam situação de emergência e mais de 85 mil famílias estão enfrentando graves dificuldades devido à estiagem.
Medidas do governo federal
O adiantamento do Bolsa Família é apenas uma das iniciativas do Governo Federal para minimizar os impactos da seca.
Outras medidas emergenciais foram anunciadas, como editais para quatro obras de dragagens de manutenção nos rios Amazonas e Solimões.
O intuito é reduzir os efeitos da estiagem, com a expectativa de investir R$ 500 milhões ao longo de cinco anos.
Como acompanhar o pagamento
Os beneficiários do Bolsa Família no Amazonas devem consultar seus calendários de pagamento no aplicativo do Caixa Tem ou nos canais oficiais da Caixa Econômica Federal para verificar os valores e datas corretas de recebimento.