A Pague Menos (PGMN3), rede de farmácias presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, completa o primeiro aniversário da aquisição da rede Extrafarma.
A transação se concretizou em agosto de 2022 e resultou na criação da segunda maior rede de varejo farmacêutico do Brasil e uma das dez maiores redes de varejo em todo o país, com mais de 1.600 lojas espalhadas pelo território nacional.
Após a conclusão do negócio, uma das primeiras medidas tomadas foi a integração dos centros de distribuição e a reestruturação da malha logística.
Esse processo visou reduzir a distância média entre os centros de distribuição e as lojas, além de fortalecer o estoque nos pontos de venda e aprimorar o nível de atendimento ao cliente.
“Desde o início, o processo de integração e captura de sinergias avançou a passos rápidos, contribuindo para o breakeven operacional ainda no primeiro trimestre de 2023”, relembra José Rafael Vasquez, vice-presidente de Operações, Real Estate, Comercial e Gente da Pague Menos e Extrafarma
“Os últimos doze meses foram de crescimento e evolução para a Extrafarma e para seus clientes, que agora contam com ainda mais opções e facilidades”, completa.
No primeiro ano como parte do grupo Pague Menos, a Extrafarma celebrou seus 63 anos e ampliou as vantagens oferecidas aos seus clientes.
Um dos destaques foi a inclusão das operações do Clinic Farma, que tem como objetivo a prestação de atenção farmacêutica primária nas salas exclusivas de atendimento.
Esse serviço oferece acompanhamento personalizado do tratamento prescrito pelos médicos, revisão da medicação e monitoramento de condições de saúde, tais como diabetes, hipertensão, risco cardiovascular, asma, programas para deixar de fumar, perda de peso, entre outros.
A aquisição também impulsionou a presença da Extrafarma no e-commerce com o lançamento de um novo site totalmente integrado à infraestrutura tecnológica da Pague Menos, assim como em Convênios e Parcerias, ampliando o alcance dos benefícios oferecidos por ambas as bandeiras.
Agora, a Extrafarma pode atender demandas de todo o Brasil por meio dos seus canais digitais, mesmo em cidades onde não possui loja física.
A marca oferece um catálogo completo no seu site e modalidades de entrega que atendem às necessidades dos clientes em até 2h.
O sortimento do site inclui medicamentos, itens de beleza e bem-estar, além de oferecer diversas modalidades de pagamento, como pix, débito e crédito.
“Buscamos oferecer um amplo e diversificado portfólio de produtos, consolidando a posição do Grupo na liderança do mercado e atendendo aos consumidores em todo o Brasil com itens de qualidade a preços acessíveis, proporcionando uma jornada de compra exclusiva", afirma Vasquez.
Além disso, desde o lançamento de seus primeiros produtos de marca própria em 2001, a Pague Menos tem mantido constante investimento na expansão e diversificação de seu portfólio.
Em conjunto com a Extrafarma, as empresas têm se destacado como referências em suas marcas, oferecendo ampla variedade de produtos exclusivos, totalizando mais de 1.300 itens em suas linhas.
Esses produtos abrangem diversas categorias, como primeiros socorros, produtos veganos, dermocosméticos, mamãe e bebê, vitaminas e suplementos.
Com a aquisição da Extrafarma, a Pague Menos expandiu seu portfólio com mais 150 itens, totalizando agora 10 marcas em sua linha exclusiva.
Integração a passos rápidos
No final de 2022, apenas cinco meses após o fechamento do processo de aquisição da Extrafarma, a companhia já reconheceu um volume de sinergias de R$ 34 milhões em bases anuais, equivalente a aproximadamente 15% do potencial mapeado no planejamento.
Em janeiro de 2023, seis meses após o início da integração, foi concluída a migração de sistemas e processos em todos os Centros de Distribuição afetados pelo projeto, permitindo assim a unificação da malha logística entre as duas bandeiras.
A integração logística permitiu uma otimização significativa no abastecimento de lojas, com redução no custo de frete, redução de leadtime, aumento da frequência de abastecimento e redução na ruptura de estoques, principalmente de medicamentos.
Outro ponto de destaque foi a conclusão da migração de todos dos sistemas legados da Extrafarma para a infraestrutura tecnológica da Pague Menos em fevereiro de 2023, três meses antes do previsto, além da unificação e racionalização dos organogramas corporativos.
Também foi realizado saneamento importante no portfólio de lojas Extrafarma, com o encerramento de 14 unidades e migração de 11 para a bandeira Pague Menos.
Já com a integração do sistemas de processamento de folha de pagamento finalizada, os próximos passos incluem a uniformização completa dos incentivos e benefícios dos colaboradores de ambas as bandeiras.
Ao todo, o processo de captura de sinergias da Extrafarma deve se estender até 2024.