O Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3) desacelerou o capex e tem apostado no segmento de proximidade, com a abertura de minimercados. Das 49 lojas inauguradas pela companhia nos nove primeiros meses deste ano, 45 são nesse formato – 40 da bandeira Minuto Pão de Açúcar e cinco Mini Extra.
Em entrevista ao programa “Por Dentro dos Resultados” do site InfoMoney, Marcelo Pimentel, CEO da companhia, disse que as lojas estão chegando a níveis rentáveis de venda antes do tempo. “Deveriam maturar com até três anos, mas estão chegando na ‘venda ótima’ no primeiro ano ainda”, afirmou.
Para a companhia, o modelo de proximidade é hoje o que mais tem oportunidades de crescimento. Além disso, possui custos de operação e expansão mais baixos, quando comparado com os de um supermercado da bandeira Pão de Açúcar.
O balanço do GPA no terceiro trimestre mostra que o segmento de proximidade do grupo registrou ganho de 2,2 pontos percentuais de market share no período, comparando com os supermercados de pequeno porte na Grande São Paulo. A capital e sua região metropolitana são o foco da estratégia da varejista.
“Nossa estrutura de malha logística, o reconhecimento da marca e todo o processo já estão consolidados em São Paulo”, afirma Pimentel.
Segundo o executivo, o GPA vai continuar abrindo lojas nesse formato no quarto trimestre e ao longo de todo o ano de 2024, principalmente na bandeira Minuto Pão de Açúcar.
Com isso, a empresa busca a redução da alavancagem de sua dívida líquida, que é equivalente a 2,5 vezes o seu lucro, e direciona boa parte dos recursos obtidos com a venda de ativos não estratégicos para a redução do indicador.
As informações são do site InfoMoney