A XP investimentos divulgou insights sobre o Relatório de Poupança do Brasil, publicado pelo Banco Central na semana passada. A informação que mais chamou atenção, segundo o relatório, foi a captação líquida nos âmbitos Rural e da SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que chegou a R$ 67,7 bilhões, atingindo o recorde histórico desde o Plano Real, em 1994.
Um fator que teve grande influência na quantia foram os auxílios emergenciais, fornecidos pelo Governo Federal para famílias de todo o Brasil. O valor total que o governo destinou a esse projeto até agora é de R$ 77,2 bilhões (somando também a ampliação do Bolsa Família).
E o destino principal dessas quantias, explica a XP, é a caderneta da poupança, sobretudo por conta da liquidez diária — ou seja, pela possibilidade de que o dinheiro seja retirado a qualquer hora.
Por fim, o relatório reitera a importância que o comércio teve no PIB brasileiro nos últimos anos, concluindo que o incentivo governamental ao consumo será essencial para a retomada da economia brasileira.
Para ler a análise completa, clique aqui.