Oportunidade internacional

Passaporte na mão: confira 4 dicas para realizar o sonho de estudar ou trabalhar nos EUA

Procura por vistos norte-americanos cresceu mais de 500% em 2021; Universidade do Intercâmbio conta como é possível morar no EUA

-
-

A busca por melhores oportunidades de trabalho e crescimento na carreira impulsionou o desejo dos brasileiros de morar fora. De acordo com o Atlas da Juventude de 2021, mais de 45% dos jovens brasileiros se mudariam do Brasil se tivessem oportunidades ou condições. Só no último trimestre, houve um aumento de 500% na procura de vistos norte-americanos.

De acordo com a Universidade do Intercâmbio, startup especializada em mapear e direcionar pessoas para oportunidades internacionais, os Estados Unidos se tornou uma das principais opções por conta da oferta de empregos, faculdades e cursos que podem ajudar no crescimento individual das pessoas.

Para o CEO da startup, Vinicius Nunes, notícias recentes sobre o mercado de trabalho norte-americano ajudam a pensar nas possibilidades de emprego no país. “Hoje, mais de 10 milhões de vagas de emprego estão sem ocupação nos EUA. Além do cenário da Covid-19, que impulsionou uma nova realidade com o trabalho remoto”, conta.

Para ajudar quem está pensando na possibilidade estudar ou trabalhar nos Estados Unidos, a Universidade do Intercâmbio separou algumas dicas. Confira:

1 – Saiba bem a sua área de interesse

Entender no que você quer atuar e o que deseja fazer é o primeiro passo para garantir um intercâmbio com menos custos e mais possibilidades. Por isso, não deixe de realizar uma pesquisa detalhada sobre a sua profissão, o local que deseja estudar ou trabalhar e as oportunidades da região escolhida.

2 – Busque por oportunidades gratuitas

Do mesmo jeito que é importante saber o que quer fazer, é importante também ver como fazer isso da melhor maneira possível. Nos Estados Unidos existem mais de 300 mil tipos de bolsas de estudos, e cada uma com um propósito, existem bolsas por mérito, bolsas exclusivas para mães, bolsas para atletas, bolsas de criatividade – como jogar videogame – e muitas outras oportunidades, basta entender o que elas pedem e aplicar.

3 – Trabalhe durante as férias universitárias

Uma das oportunidades mais bacanas para os jovens brasileiros que já começaram uma graduação é participar de trabalhos de curto prazo nas férias, os conhecidos summer e winter jobs, que são estágios e empregos de férias nos EUA. Grandes empresas norte-americanas abrem processos seletivos durante todo o ano para este período das férias acadêmicas, e valorizam currículos estrangeiros para promover o multiculturalismo interno na organização.

4 – Aproveite a pandemia

Pode parecer besteira, mas a Covid-19 impulsionou a redução dos processos burocráticos para as aplicações, já que a maioria foi realizada dentro do formato remoto, com entrevistas e etapas online. Por isso, aproveite as seleções onlines. Além disso, as possibilidades de trabalho home office aumentaram o leque de oferta de empregos para estrangeiros sem sair do Brasil.