Às 15:26 desta segunda-feira (16), a criptomoeda PAXG, da empresa norte-americana Pax Gold, subia 0,37% nas últimas 24 horas, ao valor de US$ 1.818,25 (R$ 9.188,90, aproximadamente).
Nas últimas semanas, investimentos como em PAXG chamaram a atenção por se notabilizarem mais estáveis, enquanto as stablecoins e outras criptomoedas, em geral, derretiam.
A PAXG utiliza a tecnologia de um criptoativo lastreado em barras de ouro reais, ou seja, ele pode ser considerado um criptoativo e cada token emitido seu se referencia exatamente a uma única barra de ouro que possui um número de serie e este corresponde exatamente ao mesmo número presente na barra de ouro física.
“Então, caso você queira pegar o seu token e ir até a sede da PaxGold por exemplo, você conseguirá trocar o token por uma barra de ouro de verdade. Claro que existe uma quantidade mínima de tokens para que você consiga fazer isso, além de outras questões que não tornam essa retirada tão fácil assim”, conta Alessandro Quraitem, co-fundador da criptolabz, comunidade paga para investidores hospedada na Hubla.
Quais são as vantagens?
Quraitem elenca algumas vantagens que o investidor têm ao querer posições em ouro. Na opinião do executivo, a PAXG desponta como uma excelente opção.
Algumas das vantagens são: zero custos de armazenagens e taxas (se você compra por meio de uma corretora de criptomoedas, por exemplo).
“É um processo extremamente seguro e ainda há opções de instituições que pagam rendimentos através do armazenamento de PAXG, o que era inimaginável pensar que o ouro poderia pagar rendimentos algum dia”, diz.
E quanto a segurança?
O executivo afirma que a inspeção de auditorias independentes reforça a segurança na Pax Gold.
“Isso significa que todas as reservas de ouro dela são comprovadas todos os meses por empresas diferentes garantindo assim que o ouro que ela alega ter realmente existe”, diz.
“O ouro é o ativo mais solido do mundo e unir ele a tecnologia das criptomoedas é algo revolucionário nas finanças, disruptando o mercado financeiro tradicional”, afirma.