Economia

Payroll de outubro traz 30 mil vagas abaixo do esperado; o que isso representa?

Setor privado pesou, taxa de desemprego avançou e o rendimento por hora cresceu menos que o aguardado, pontua Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos

-
-

Os Estados Unidos criaram 150.000 novos postos de trabalho no mês de outubro, apontou o relatório Payroll, divulgado pelo Departamento de Trabalho local nesta sexta-feira, 3 de outubro.

As expectativas giravam em torno de 180 mil vagas abertas no período e simboliza uma queda pela metade em relação ao desempenho do País no mês anterior.

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, apontou que os dados fecharam uma “semana das bruxas” para atividade. 

“O desempenho pior da criação foi motivado pelo setor privado, que viu a expectativa de 158.000 postos de trabalho frustrada em exatos 59.000 empregos em termos líquidos”, comentou.

Na pesquisa sobre o desemprego, a situação se repetiu. “Era esperado estabilidade em 3,8% da taxa de desemprego e observou-se o avanço para 3,9%, a despeito da queda da taxa de participação da economia de 62,8% para 62,7%”, apontou Sanchez.

O rendimento por hora avançou apenas 0,2% na comparação mês a mês, abaixo dos 0,3% esperados, mas justificado por uma revisão altista do resultado de setembro, de 0,2% pra 0,3%.

“No final das contas, o mercado de trabalho traz dados bem negativos, fechando a conclusão dominante essa semana de que o Fed não subirá mais o juro, e ampliando consigo a probabilidade de cenários nos quais o início do ciclo baixista se dará em meados do verão norte-americano”, concluiu.