Comportamento

Pesquisa revela que 60% das pessoas pretendem comprar alguma coisa na Black Friday

24% ainda estão em dúvidas em relação às compras na data

Black Friday - Reprodução
Black Friday - Reprodução

O levantamento ‘A Jornada do consumidor na Black Friday’, realizado pela All iN |Social Miner – empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização – revelou que 60% das pessoas ouvidas tem certeza de que vão às compras na data, enquanto 24% ainda estão em dúvidas. Além disso, também foi detalhado quais são os produtos mais desejados, como esses consumidores irão se programar e a forma que eles pesquisam os preços. A pesquisa ouviu 1.018 brasileiros, de todas as regiões do país, entre os dias 13 e 18 de outubro deste ano.

De acordo com os dados, as pessoas estão mais interessadas em comprar itens de necessidade do que de desejo, pensando sempre na melhor opção. Outra constatação importante é de que 26% dos entrevistados disseram que pretendem adiantar as compras de Natal e 22% estão abertos para comprar itens que não planejaram, mas que se tornariam interessantes a depender da oferta.

No ano de 2021, os itens de supermercado subiram 10 pontos percentuais no interesse de compra do público, em relação ao mesmo levantamento realizado no ano passado. Diante do avanço da vacinação, também é possível perceber crescimento no interesse do público por viagens e turismo, uma vez que a categoria teve um salto de 7 pontos percentuais na intenção de compra.

A pesquisa também mostra que 34% dos entrevistados têm o hábito de sempre criar uma lista com os produtos que desejam comprar.

O abandono de carrinho é outro problema recorrente no e-commerce, sendo que de acordo com os consumidores, 53% afirmaram que abandonam as vezes, 11% sempre e 36% nunca.

Ainda em relação ao e-commerce, 38% das pessoas disseram que sempre salvar os produtos desejados nos favoritos dos sites e aplicativos.

E para quem vende apenas nas redes sociais? Cerca de 48% dos clientes disseram que às vezes tiram print dos posts ou salvam na própria plataforma os itens desejados, enquanto 37% afirmaram que sempre o fazem.

Já no público entre 16 e 29 anos, este número muda: 50% afirmam sempre salvar ou printar posts de seus itens favoritos nas redes sociais, contra 33% entre pessoas de 30 e 49 anos, caindo para 32% para os respondentes com mais de 50 anos.

As respostas também mudam quando a questão é gênero: 42% das mulheres sempre salvam ou printam contra 31% dos homens.

Os anúncios parecem estar cada vez mais eficientes: 48% dos entrevistados afirmaram interagir com campanhas nas redes sociais e 26% especificamente pelo WhatsApp. E o e-mail marketing continua em alta, com 47% dos consumidores afirmando que interagem com as promoções que recebem por este meio.

Por fim, o levantamento revela que a Black Friday é a data que deixa o público mais disposto a investir grandes quantias: a maioria dos consumidores (16%) tende a gastar entre R$ 1.001 e R$ 2.000, enquanto 14% tem intenção de comprar itens com valores de R$ 500 e R$ 1.000.