Na última segunda-feira (15), a diretoria executiva de Petrobras (PETR3)(PETR4) aprovou uma nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina, em substituição à política de preço de gasolina e diesel (PPI) comercializados por suas refinarias, informou a estatal nesta terça-feira (16).
A estratégia comercial usa referências de mercado como:
(a) o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e
(b) o valor marginal para a Petrobras.
O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras se baseia no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
Os reajustes continuarão feitos sem periodicidade definida, e evitarão o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.
As decisões relativas à estratégia comercial continuarão subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da companhia, o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
De acordo com a companhia, a estratégia comercial se alinha à diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno, aprovada pelo conselho de administração em 27 de julho de 2022.
A estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, e leva em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes, afirmou a estatal.
Em comunicado, a Petrobras declara que a estratégia a permite competir de forma mais eficiente, considera sua participação no mercado para otimização dos seus ativos de refino, além de trazer uma rentabilidade de maneira sustentável.
Com a mudança, a Petrobras diz ter mais flexibilidade para praticar preços competitivos, além de se valer de suas melhores condições de produção e logística, com a consequência disputa de mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.
A precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, por meio da premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia.
A Petrobras, por fim, reforçou seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, em preservação a sua atuação em equilíbrio com o mercado.