SpaceMercado

Petrobras (PETR3)(PETR4) esclarece sobre nomeações ligadas ao jurídico

Empresa discorre sobre informações reportadas em coluna jornalística

- Arquivo/Agência Brasil
- Arquivo/Agência Brasil

Em resposta a ofício encaminhado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre uma notícia veiculada pelo jornal O Globo, a Petrobras (PETR3)(PETR4) comunicou que as nomeações do advogado-geral da empresa, Marcelo Oliveira Mello, e do gerente-geral do Jurídico, Carlos César Borromeu de Andrade, seguiram todos os procedimentos de governança aplicáveis, como verificações de integridade e capacidade de gestão.

Em notícia veiculada no blog da colunista Malu Gaspar do jornal O Globo, pelo título: “Nomeações ligadas a Cerveró para o jurídico da Petrobras geram climão na cúpula da empresa”, constam as seguintes afirmações:

“Depois de nomear para dirigir seu departamento jurídico o advogado Marcelo Mello, sócio do ex-diretor Nestor Cerveró em uma offshore usada para camuflar a compra de um duplex no Rio de Janeiro, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, acaba de colocar no time outro executivo associado aos escândalos da área internacional da companhia na época do petrolão. […]”.

A estatal diz que não procede a informação de que Marcelo Oliveira Mello foi sócio do ex-diretor Nestor Cerveró. Oliveira Mello nunca foi sócio de sociedades offshore, bem como foi testemunha de acusação, arrolada pelo Ministério Público Federal (MPF), em ação penal proposta contra o referido ex-diretor.

Por outro lado, na qualidade de gerente, Carlos Borromeu não era subordinado ao ex-diretor Nestor Cerveró, mas sim à gerência executiva do Jurídico.

Por fim, a Petrobras esclarece que, em reunião realizada na data de ontem, o conselho de administração discutiu possível revisão da competência para designação de titulares da estrutura geral da companhia e encaminhamento de análise de casos retrospectivos.