Impasse

Petrobras (PETR3)(PETR4): MP solicita que TCU suspenda distribuição de megadividendos

O subprocurador-geral Lucas Furtado alega que a estatal pretende remunerar acionistas com base em lucros ainda não apurados

- Tânia Rêgo/Agência Brasil
- Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério Público solicitou que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspenda imediatamente a distribuição de dividendos anunciada pela Petrobras (PETR3)(PETR4).

De acordo com o parecer do subprocurador-geral Lucas Furtado, a estatal pretende remunerar os acionistas com base em lucros que ainda não foram apurados, uma vez que o balanço financeiro do terceiro trimestre não foi consolidado.

Furtado entende que a operação traria riscos prejudiciais para as contas públicas.

“Decisões da estatal novamente surpreendem com distribuições de dividendos em valores astronômicos. Ratifico minha preocupação no sentido de que possuo receio de que as eventuais distribuições possam comprometer a sustentabilidade financeira da companhia no curto, médio e longo prazo, indo de encontro ao próprio Plano Estratégico da empresa”, afirmou.

Na quinta-feira (3), antes da divulgação do balanço, que ocorreu após o fechamento dos mercados, a Petrobras informou que distribuia, em duas parcelas iguais, o valor de R$ 3,34 por ação ordinária e preferencial a acionistas posicionados em base no dia 21 de novembro.

Com informações de CNN e O Globo.