Por volta das 10:54 desta quarta-feira (13), as ações ordinárias (PETR3) e preferenciais (PETR4) da Petrobras subiam 1,61% e 1,54%, aos preços de R$ 37,23 e R$ 34,37 cada, respectivamente.
O movimento ocorre em meio a expectativas pelo anúncio do novo presidente da companhia, que deve ser anunciado mais tarde, uma vez que a assembleia-geral ordinária programada para tomar essa decisão acontece hoje.
O Comitê de Pessoas da companhia, que avalia os indicados ao Conselho, decidiu recomendar a aprovação de José Mauro Ferreira Coelho e Márcio Andrade Weber para os cargos de presidente da estatal e presidente do Conselho.
Coelho deve ser eleito para o Conselho da Petrobras antes de assumir a presidência da companhia.
Assim, caso a sua indicação seja aprovada hoje, uma nova reunião aconteceria amanhã para eleger Coelho como CEO da empresa.
Seguido esse caminho, ele tomaria posse do cargo na quinta-feira, 14.
O Conselho da Petrobras conta com onze vagas, uma ocupada pela representante dos empregados, Rosangela Buzanelli, que foi reeleita.
A União indicou para os postos Márcio Weber, Eduardo Karrer, Murilo Marroquim, Carlos Lessa, Luiz Henrique Caroli, Ruy Schneider e Sonia Villalobos.
Pelos minoritários, os candidatos são Marcelo Gasparino e José João Abdalla Filho.
Ana Horta, Francisco Petros e Rodrigo de Mesquita, também concorrem pelos votos de acionistas minoritários com ações ordinárias, e Daniel Alves e Marcelo Mesquita, pelas preferenciais.