Confira aqui tudo que você precisa saber antes dos negócios do Ibovespa começarem hoje (17/04):
Mercados internacionais
No Japão, o Nikkei 225 fechou com alta de 3,15%, enquanto o Shangai Composite subiu 0,66%.
Na Europa, DAX 30 avançava 4,07%, enquanto FTSE 100 tinha alta de 3,32%. CAC 40 ganhava 4,20%.
Futuros agora
Nos Estados Unidos, os futuros de Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq operavam em campo positivo, apontando para alta de mais de 2%.
PIB da China
Foi anunciado na noite da última quinta-feira (16) o PIB chinês para o primeiro trimestre: retração de 6,8%, a primeira queda desde 1992. Apesar de esperado, considerando a pandemia de coronavírus, o resultado frustrou as esperanças alimentadas pelos dados industriais do mês passado, que vieram acima das expectativas.
Reabertura dos EUA
O plano de reabertura da economia dos EUA, apresentado pelo presidente Donald Trump ontem, prevê um processo gradual que pode começar ainda hoje. No entanto, o país ainda sobre com o coronavírus: ontem foi o pior dia da pandemia, com mais de 4500 mortes.
FMI
Acaba nesta sexta-feira a “reunião de primavera” entre Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional. As entidades projetam queda de 3,8% para o PIB global e devem anunciar hoje as medidas para lidar com a pandemia. Já foi lançado um programa de ações prioritárias, que considera a necessidade de proteger vidas, os meios de vidas e planejar a retomada.