O estado de São Paulo registrou crescimento de 0,4% no PIB em 2020, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB brasileiro teve retração de 4,1%.
O PIB de São Paulo caiu 0,7% no 1º trimestre de 2020. No segundo, houve recuo de 6,3%, mas começou a apresentar crescimento no terceiro trimestre, com alta de 9,8% e expansão de 2,5% no último trimestre do ano passado.
O desempenho geral foi puxado pelo setor de serviços e tecnologia, que representa 77% da economia e cresceu 1,8% no ano.
Empregos
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patrícia Ellen, o estado de São Paulo fechou 2020 com estoque de empregos próximo ao nível de 2019, com um recuo de -0,01%.
Ainda de acordo com Patrícia, o governo do estado fomentou, direta ou indiretamente, mais de 800 mil novas oportunidades em 2020.
"Fechamos com saldo próximo de zero, ou seja, a aceleração que tivemos no segundo semestre compensou a perda que tivemos no pior momento da pandemia", disse.
Previsão para 2021
De acordo com a Fundação Seade, o PIB paulista pode crescer em torno de 5% em 2021. Entretanto, esse cenário só será possível caso o ritmo de vacinação aumente.
"As dificuldades na economia em 2020, que persistem em 2021, são causadas por uma crise sanitária sem precedentes, que só será superada com a vacinação em massa. Líder na imunização da população com a Coronavac, São Paulo tem uma perspectiva econômica positiva para este ano", destacou o Secretário da Fazenda e Planejamento Henrique Meirelles.