Por Noreen Burke e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com – Sheryl Sandberg deixa a Meta Platforms (NASDAQ:FB) após 14 anos.
Elon Musk emite um ultimato aos funcionários da Tesla.
O petróleo desliza com relatos de que a Arábia Saudita pode aumentar a produção em resposta à insistência dos Estados Unidos.
A Opep deve se reunir e as ações dos EUA devem abrir em alta, mas as preocupações com as perspectivas econômicas permanecem.
Dados sobre pedidos iniciais de seguro-desemprego e contratação do setor privado nos EUA são esperados, enquanto no Brasil, espera-se o PIB do 1T22.
Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na quinta-feira, 2 de junho:
1. PIB do 1T22
As expectativas para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste ano estão positivas, especialmente quando comparadas com os riscos de recessão que assombram os Estados Unidos, após a contração de 1,5% na economia norte-americana.
Inicialmente era esperado que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgasse o PIB às 08h, mas a publicação dos números foi adiada para às 9h.
Na comparação anual, a média das análises compiladas pelo Investing.com é de crescimento de 1,8% sobre um ano antes Já a em relação ao 4T21, a estimativa é de uma alta de 1,2%.
Para a XP (SA:XPBR31), o resultado mais otimista vem na esteira da reabertura econômica, da recuperação sólida do emprego, do avanço da renda disponível das famílias e do salto nos preços das commodities.
2. Sandberg deixa a Meta Platforms
A diretora de operações Sheryl Sandberg anunciou em um post do Facebook na quarta-feira que está deixando a Meta Platforms após 14 anos. anúncio inicialmente fez as ações da Meta caírem 4%.
O diretor de crescimento Javier Olivan assumirá o cargo de diretor de operações, disse o CEO Mark Zuckerberg em um post separado no Facebook, mas acrescentou que não planeja substituir o papel de Sandberg diretamente dentro da estrutura existente da empresa.
A saída de Sandberg marca o fim de uma era para a Meta, que está mudando o foco para produtos de hardware e o "metaverso" após anos de escândalos sobre abusos de privacidade e disseminação de conteúdo conspiratório em suas plataformas, além de estagnar o crescimento de usuários em seu aplicativo principal: o Facebook.
Enquanto isso, o CEO da Tesla (NASDAQ:TSLA), Elon Musk, emitiu um ultimato aos trabalhadores da empresa de carros elétricos, pedindo que eles voltem ao escritório por 40 horas por semana ou se demitam, de acordo com um e-mail vazado.
“Todos na Tesla são obrigados a passar um mínimo de 40 horas no escritório por semana”, escreveu Musk no e-mail enviado na noite de terça-feira. "Se você não aparecer, vamos supor que você renunciou."
Levando em conta a relação de Musk com o Twitter, a política de trabalho remoto da companhia de redes sociais pode estar ameaçada. A empresa de tecnologia foi uma das primeiras a declarar uma política de trabalho em casa para sempre nos primeiros dias da pandemia.
3. Mercado de ações americanas
Os mercados de ações dos EUA devem abrir em alta mais tarde, mesmo com o sentimento do mercado permanecendo pessimista um dia depois que o CEO do JPMorgan Jamie Dimon alertar que a economia dos EUA está enfrentando um "furacão" causado pelo Federal Reserve e a guerra na Ucrânia. Ele acrescentou que sua empresa “será muito conservadora com o balanço”.
As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem o varejista on-line de produtos para animais de estimação Chewy (NYSE:CHWY), que subiu nas negociações após o expediente após ganhos trimestrais que vieram antes das expectativas, enquanto a Hewlett Packard Enterprise (NYSE:HPE) relatado pequenas perdas em ganhos e receitas.
Os ganhos das grandes empresas de tecnologia Crowdstrike Holdings Inc (NASDAQ:CRWD) e Asana Inc (NYSE:ASAN) vencem após o fechamento, juntamente com os resultados dos varejistas Lululemon Athletica (NASDAQ:{ {32383|LULU}}), Marcas de grife (NYSE:DBI) e RH (NYSE:RH).
Às 08h16, os futuros da Nasdaq 100 subiam 0,61%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones avançavam 0,50% e 0,41%, respectivamente.
4. Calendário econômico
O Departamento do Trabalho dos EUA fornecerá o seu relatório semanal sobre reivindicações iniciais de desemprego às 9h30. A ADP divulgará dados sobre contratação do setor privado às 9h15.
Os dados de emprego estão chegando antes do relatório de folhas de pagamento não agrícolas de sexta-feira para maio, com os economistas esperando que a economia tenha adicionado 320.000 empregos no mês passado. Embora ainda firme, representaria o menor crescimento de empregos em cerca de um ano, à medida que o mercado de trabalho transita para um crescimento mais moderado à medida que os efeitos da pandemia desaparecem.
Os investidores têm acompanhado de perto os dados econômicos em busca de pistas sobre o que isso pode significar para as taxas de juros.
Enquanto isso, o presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester deve falar mais tarde, um dia depois que o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, pediu mais aumentos agressivos de taxas para derrubar inflação, acrescentando que as taxas podem ser cortadas no final do próximo ano ou em 2024.
5. Reunião da OPEP
Os preços do petróleo caíram cerca de 2% após relatos de que a Arábia Saudita poderia aumentar a produção de petróleo para compensar um declínio na produção da Rússia em resposta a um chamado dos EUA.
As exportações de petróleo da Rússia foram atingidas pelas sanções dos EUA e da União Europeia impostas em resposta à invasão da Ucrânia.
Os comerciantes de energia também estavam de olho em uma reunião da OPEP + para discutir a política de fornecimento para quaisquer indicações sobre os planos de produção. Espera-se que a Opep mantenha seus planos de aumentos mensais modestos na produção de petróleo, apesar dos mercados globais mais apertados.
Às 08h19, os futuros de petróleo dos EUA recuavam 2,73%, a US$ 112,11, enquanto os de Brent caíam 2,63%, a US$ 113,23.
Os dados da Energy Information Administration sobre U.S. stockpiles devem ser entregues às 12h, um dia depois do normal devido ao feriado do Memorial Day.