Crescimento

PIB Mensal do Itaú aponta crescimento de 2,8% no mês de maio, -11% em 12 meses

Itaú
-

Por Gabriel Codas, da Investing.com – A economia brasileira registrou crescimento de 2,8% em maio, na comparação mensal com ajuste sazonal, de acordo com o PIB Mensal Itaú Unibanco. Na base anual, o indicador mostra queda de 10,9%.

De acordo com a pesquisa, o resultado mensal reflete os números do IBGE de produção industrial, vendas no varejo ampliado e receita real do setor serviços (+7,0%, +19,6% e -0,9%, respectivamente). Apesar do crescimento expressivo nos setores industrial e varejista, o setor de serviços não teve a mesma trajetória, com apenas o setor de transportes e de serviços prestados às famílias crescendo com ajuste sazonal. Na comparação trimestral até maio ante os 3 meses anteriores (trimestre até fevereiro), com ajuste sazonal, o PM-Itaú recuou 9,5%.

O relatório do banco aponta que, depois de ter sido o destaque positivo de abril, a indústria extrativa teve o maior recuo dentre as aberturas (-9,4% na variação mensal com ajuste sazonal). O destaque positivo do PM-Itaú ficou com o setor de comércio, que cresceu 10,9%.

Como mostrado na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, todos os setores do varejo tiveram crescimento no mês em termos dessazonalizados, tendo tanto o índice agregado quanto o registrou um resultado muito acima da mediana das expectativas do mercado.

De acordo com o banco, os dados disponíveis, como nosso indicador diário de atividade (IDAT), utilização da capacidade instalada, consumo de energia, produção de veículos, apontam que os indicadores de atividade econômica atingiram um piso em abril e começaram a se recuperar em maio e junho.