No mês das crianças, o PicPay lança iniciativas para ajudar na educação e no futuro financeiro dos pequenos. A primeira delas é a poupança coletiva, que vai permitir que pais, amigos e familiares ajudem a guardar dinheiro.
Outra ação é a estreia da websérie que vai ensinar os primeiros passos do mundo das finanças.
O conteúdo é uma parceria com a B3 e também terá uma peça em cartaz no feriadão de Dia das Crianças no Museu da Bolsa do Brasil, em São Paulo.
“O futuro de uma criança é a preocupação diária de um pai e uma mãe. A grande dificuldade é trazer avós, padrinhos e toda a rede de apoio para esse compromisso e é o que a nossa ferramenta vai incentivar. Além disso, também estamos promovendo um conteúdo gratuito e didático que fala não só de dinheiro, mas também de bons hábitos e boas escolhas, para começar a incluir a criançada nesse tema”, diz Pedro Romero, diretor de serviços financeiros para pessoas físicas do PicPay.
Ao clicar na imagem do “polvinho” (que simboliza vários braços colaborando), os pais podem abrir o investimento e compartilhar a página de “presente de futuro” da criança.
A ferramenta é oferecida em parceria com a Pulpa, startup que nasceu para desburocratizar o planejamento financeiro para os pequenos.
“Sabemos que muitos pais preferem receber dinheiro no lugar de presentes em excesso, e muitas vezes também é um desejo da criança. Do outro lado, nem sempre os familiares sabem qual o melhor presente comprar. Ao transferir pelo ‘polvinho’, incentivamos essa prática e sem o constrangimento de receber um Pix ou a quantia em mãos”, explica Romero.
Ainda é possível programar depósitos recorrentes e o saldo fica guardado em um plano de previdência. Na hora de sacar, o jovem também recebe “cápsulas do tempo”, vídeos com recados daqueles que fizeram os aportes e ajudaram a atingir o objetivo.
A nova funcionalidade está sendo liberada gradualmente para a base.
O “polvinho” vai complementar os “Cofrinhos” (ferramenta para adultos economizarem) e é mais um produto para ajudar o brasileiro a poupar. Toda a família vai poder fazer seu pé de meia de um jeito descomplicado no PicPay.
O novo produto é mais uma iniciativa pensada para o público jovem.
Pessoas a partir dos 12 anos já podem abrir conta no PicPay e ter acesso a todo o ecossistema da companhia, que dispõe de Pix, recargas de celular, gift cards de delivery e apps de mobilidade, além de inúmeros benefícios e cashbacks para quem é gamer.
Produtos como crédito não estão disponíveis para menores de idade e os pais são informados e acompanham a movimentação da conta.
Conteúdos para as crianças
No mês das crianças, o PicPay também dá o pontapé no projeto Diversão Financeira, que terá diversas ações voltadas para menores de idade. A primeira delas é a websérie para o público infantil que ensina os princípios básicos da vida financeira. A iniciativa é realizada em parceria com a Pulpa e tem apoio da B3.
Com uma linguagem simples e divertida para o público infantil, a polvinha Didi e o gato Gaston vão responder a curiosidade das crianças sobre dinheiro. Serão seis episódios de quatro minutos no YouTube.
“Os hábitos financeiros são formados por volta dos 7 anos, precisamos falar de dinheiro o quanto antes. Mas não precisamos falar sobre orçamento, e sim ensinar consumo consciente, trocas justas e responsabilidade”, conta Erica Fran, CEO da Pulpa.
A história de Didi e Gaston também terá uma peça de teatro de fantoches com música e brincadeiras. As sessões serão abertas ao público nos dias 12, 13 e 14 no Museu da bolsa do Brasil. Nos demais dias, a apresentação será reservada a crianças de escolas públicas e projetos sociais de São Paulo.
A iniciativa faz parte da agenda Semana Mundial do Investidor (WIW), promovida globalmente pela Iosco (International Organization of Securities Commissions (IOSCO) e coordenada no Brasil pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Para saber mais, acesse o site da iniciativa Diversão Financeira.
As informações são de GBR.