O PIX acaba de completar seu segundo ano de existência, atingindo mais de R$ 1 trilhão em transações mensais. Já o número de pessoas cadastradas no PIX chegou a 127,8 milhões no último mês.
Esse tipo de transferência chegou para ser um meio de pagamento veloz, seguro e de baixo custo. No Brasil o PIX virou referência de transação e é considerado o país com maior número de transações em tempo real.
Agora em relação à interferência de Lula neste meio de pagamento, não há nada concreto que o novo presidente eleito irá intervir na funcionalidade e na taxação do PIX.
O que ocorre atualmente é que as instituições financeiras podem cobrar das pessoas jurídicas uma taxa no ato de recebimento e de envio do PIX. A regre segue a lógica de quando a finalidade é de transferência ou compra de produtos ou mercadorias, assim como ocorre nas máquinas de cartões.
Então aos usuários pessoa física desse tipo de transferência, não há o porquê se preocuparem no momento, tenho em vista que não foi feita nenhuma proposta oficial de mudança no PIX.
E caso você esteja querendo investir melhor o seu dinheiro e contar com uma consultoria especializada no mercado financeiro, abra uma conta na Tomorrow Investimentos.