Criptos

Prefeitura do Rio vai aceitar criptomoedas no pagamento do IPTU de 2023

Para viabilizar a operação, o município vai contratar empresas especializadas em realizar a conversão dos ativos em reais

- Foto: Vinícius Pimenta/ Pexels
- Foto: Vinícius Pimenta/ Pexels

Os moradores da cidade do Rio poderão pagar o IPTU de 2023 com criptomoedas. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (25)  pela Prefeitura da cidade e, segundo o prefeito Eduardo Paes, para viabilizar a operação, o município vai contratar empresas especializadas em realizar a conversão dos ativos em reais.

O Rio será a primeira cidade do país a oferecer o pagamento de um tributo via criptoativos. Mas a prefeitura receberá 100% do valor na moeda corrente.

Também foi anunciada a criação de o Comitê Municipal de Criptoinvestimentos (CMCI), que ficará responsável por desenvolver e refinar uma metodologia, estruturada em análise de risco e rentabilidade, para viabilizar investimento de recursos em criptoativos, considerando as regras e as limitações da administração pública no uso do dinheiro público. Essa política deverá observar os regulamentos e as diretrizes do Banco Central (BC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).