Premier League

Premier League: Anúncios de apostas durante 1º fim de semana quase triplicaram em comparação ao ano passado

Estudo mostra salto de 10.999 para quase 30.000 mensagens de apostas no Reino Unido no 1º fim de semana da temporada.

West Ham x Aston Villa
West Ham x Aston Villa | Foto/Getty Images

O número de anúncios de apostas durante o fim de semana de abertura da temporada da Premier League quase triplicou em comparação ao ano passado, segundo uma nova pesquisa da Universidade de Bristol.

Pesquisadores analisaram a transmissão da Premier League no Reino Unido pela TV, incluindo placas de publicidade no campo e logotipos nas camisas, bem como rádio e redes sociais.

No total, eles contabilizaram mais de 29.000 mensagens de apostas, um aumento de 165% em relação ao fim de semana de abertura do ano passado (10.999 mensagens).

A partida do West Ham contra o Aston Villa, por exemplo, conteve cerca de 6.500 mensagens de apostas, aproximadamente 30 por minuto

Os autores do relatório, chamaram a tentativa da indústria de autorregulação de “totalmente inadequada e simbólica“.

“Há apenas alguns meses, um novo código de conduta foi publicado pela indústria, com o objetivo de reduzir o marketing durante eventos de futebol, mas a política não teve nenhum impacto no volume”, disse o coautor da pesquisa Dr. Raffaello Rossi.

“É claro que a tentativa da indústria de se autorregular é totalmente inadequada e simbólica. Apesar de ter tido anos para implementar medidas eficazes para proteger os consumidores, a indústria de jogos de azar continua a priorizar o lucro em detrimento da segurança.”, destaca.

Eles afirmam também que o relatório mostra que fãs e menores de idade estão sendo colocados em risco, devido à exposição exagerada à publicidade de jogos de azar.

A Premier League está trabalhando com seus clubes na implementação do Código de Conduta para Acordos Relacionados a Jogos de Azar no Futebol, que foi introduzido no início desta temporada.

Os clubes são obrigados a cumprir todos os requisitos legais e regulatórios, por meio da Comissão de Jogos de Azar e da Autoridade de Padrões de Publicidade.

No ano passado, os clubes da Premier League concordaram coletivamente em retirar os patrocínios de jogos de azar da frente das camisas dos clubes, a partir do final da temporada 2025-26.

O que diz o governo

Um porta-voz do governo disse: “Reconhecemos o impacto que o jogo prejudicial pode ter sobre os indivíduos e suas famílias e estamos absolutamente comprometidos em reforçar as proteções para aqueles em risco.

“Os ministros estão atualmente considerando todo o escopo da política de jogos de azar, incluindo publicidade e patrocínio, e darão uma atualização no devido tempo.”

Como a indústria de jogos de azar respondeu?

Um porta-voz do Conselho de Apostas e Jogos disse: “Esta pesquisa não entende fundamentalmente a publicidade e a forma como ela é estritamente regulamentada, enquanto faz uma série de afirmações que são enganosas ou incorretas.

“A publicidade e o patrocínio de apostas devem cumprir diretrizes rigorosas, e ferramentas de jogo mais seguro e sinais de ajuda para aqueles preocupados com suas apostas são exibidos regularmente e de forma proeminente.”, completa.

Segundo o conselho, seus membros “adotam uma abordagem de tolerância zero a apostas de menores de idade“, introduzindo novas regras de restrição de idade em suas plataformas, inclusive.

O grupo também compromete 20% da publicidade das bets para mensagens de jogo mais seguro e consciente, além de fornecerem financiamento para os esportes mais populares do Reino Unido, incluindo £40 milhões por ano para a Liga Inglesa de Futebol.