Em fala, Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), colocou que as taxas de juros da zona do euro estão em níveis que, se mantidos pelo tempo necessário, vão colaborar para levar a inflação à meta em tempo hábil. As informações são do jornal Estado de São Paulo.
A dirigente disse, durante coletiva de imprensa, que o comitê continuará guiado por dados. Nesta quinta-feira (26), o BCE divulgou sua decisão quanto as taxas de juros na zona do euro, que foram mantidas inalteradas, após dez aumentos seguidos.
Segundo Lagarde, a inflação deverá desacelerar ainda mais, conforme os preços de energia e alimentos arrefecem após a alta acentuada observada em 2022. Os dois setores continuam oferecendo riscos altistas apara a inflação, segundo ela.
A dirigente disse, ainda, ao tocar nas condições econômicas na região, que a economia local continua fraca, e deve continuar assim pelo resto do ano. Entretanto, ela apontou que o crescimento deve fortalecer nos próximos anos.
Ela alertou que o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) pode ser maior que o esperado, caso o mercado de trabalho e os salários deixem as pessoas mais confiantes, ou se a economia global expandir mais que previsto.