O Procon-SP notificou as empresas Latam Airlines Group S/A, Gol (GOLL4), Azul (AZUL4), Decolar.com Ltda., CVC (CVCB3), 123 Viagens e Turismo Ltda. e Hurb Technologies S/A, solicitando explicações sobre procedimentos que envolvam reembolso de valores referente a aquisição de passagens aéreas.
Segundo o Procon, a notificação foi motivada por demandas de consumidores formalizadas junto ao órgão, que relatam dificuldades ou negativa de reembolso de valores referentes à compra de passagens aéreas. Nos últimos dez meses foram mais de oito mil reclamações registradas na instituição de defesa do consumidor.
As empresas deverão apresentar as seguintes informações:
– quais as políticas adotadas para realização do reembolso de valores; em que casos, prazos e quais procedimentos são empregados para efetivação desse reembolso;
– se os mesmos procedimentos são aplicados para os programas de milhas ou outros tipos de recompensa ou bonificação;
– em que casos entende não ser cabível o reembolso e qual a base legal que fundamenta a negativa;
– se há aplicação diferenciada de procedimentos para os voos contratados e/ou cancelados durante a pandemia.
Em nota, a Decolar afirmou que prestará os devidos esclarecimentos ao Procon-SP. A empresa ressalta que, como agência de viagens, é intermediadora dos serviços turísticos e depende de posicionamento de seus fornecedores – companhias aéreas e hotéis – para atender aos pedidos dos clientes.
"A companhia mantém constante diálogo com os Procons e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, visando o aprimoramento contínuo de suas práticas de atendimento aos clientes", completou.
*Matéria atualizada em 17/05, às 18h39, para inclusão do posicionamento da Decolar