Dica para o consumidor

Programas de fidelidade podem gerar economia nas compras diárias

Programas de fidelidade podem gerar economia nas compras diárias

Programas de fidelidade podem ser uma alternativa para poupar dinheiro do consumidor na compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos ou até mesmo eletrodomésticos. E isso pode ser um grande aliado dos brasileiros: segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 59% dos cidadãos do país pretendem poupar dinheiro em 2021.

"Hoje, já está muito mais claro para os consumidores brasileiros que os programas de fidelidade geram uma economia real no dia a dia. O que ainda é importante entender é que todos os gastos podem e devem trazer benefícios a eles. E estar atento a isso em qualquer compra pode fazer a diferença no fim do mês, ajudando a equilibrar o orçamento doméstico", explica Paulo Curro, diretor executivo da Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização).

A entidade conta que as empresas do setor têm investido cada vez mais em parcerias e tecnologias para que o participante possa trocar, resgatar, receber dinheiro de volta e muito mais. "Essa evolução dos programas reflete na experiência oferecida ao cliente. Hoje, ele tem muito mais facilidade no uso dos programas e pode contar com diversos modelos, que se adaptam às suas necessidades, proporcionando desde simples descontos na hora de pagar por um produto, até possibilidades de cashback ou de acumular pontos/milhas para futuras trocas por produtos, serviços e viagens. Além, é claro, das promoções exclusivas para clientes fidelizados, que muitos estabelecimentos comerciais já oferecem", afimra Curro.

Onde usar

Com os programas de fidelidade é possível acumular pontos/milhas com as compras e trocar por desconto em reais nas próximas ou mesmo pagar menos em produtos, direto no caixa, só por ser um participante do programa. Supermercados e farmácias são exemplos de estabelecimentos que já oferecem esse tipo de benefício. 

Os participantes podem convertem seus saldos de pontos (ou milhas) em valores para pagamentos – inclusive da fatura do cartão de crédito. Também podem transformar seu saldo acumulado em recargas para celulares pré-pagos, economizando a cada mês.

Um dos sistemas utilizados, o cashback, consiste no retorno ao consumidor de uma porcentagem do valor gasto em algum produto. Há aplicativos, por exemplo, que oferecem esse programa até para o pagamento de gasolina.

*Com informações de ML&A Comunicações

Empiricus: Analista Criminal revela como adquirir imóveis por uma fração do valor