A Prosus, empresa de tecnologia holandesa, anunciou nesta segunda-feira (23) a compra da agência de viagens online Decolar por US$ 1,7 bilhão.
A aquisição faz parte da estratégia da empresa de ampliar sua atuação no comércio eletrônico na América Latina.
O acordo, que oferece US$ 19,50 por ação da Decolar, foi aprovado pelo conselho da agência de viagens. Isso significa um prêmio de 33% em relação ao preço de fechamento no dia 20 de dezembro
Segundo Fabricio Bloisi, CEO da Prosus, a transação está alinhada com a visão do grupo.
“Esta aquisição demonstra nossa estratégia de gerar valor criando ecossistemas de alta qualidade de negócios de tecnologia complementares. Vamos acelerar o crescimento da Despegar alavancando os extensos pontos de contato com o cliente dentro do nosso portfólio”, declarou Bloisi.
Expansão da Prosus
A aquisição da Decolar marca o primeiro grande movimento sob a liderança de Bloisi, que assumiu o comando da Prosus em julho deste ano.
CEO do iFood vira presidente da gigante em tecnologia Prosus
Bloisi, que já liderou o iFood na América Latina, pode receber um pacote de remuneração de US$ 100 milhões caso consiga dobrar o valor de mercado da empresa em quatro anos.
Acima de tudo, a Prosus, conhecida pelo sucesso de seu investimento inicial na Tencent em 2001, quando adquiriu 46% da empresa chinesa por US$ 34 milhões.
Atualmente, a participação do grupo na Tencent, equivalente a cerca de 25%, tem um valor de mercado de aproximadamente US$ 480 bilhões
Porém, nos últimos meses, a Prosus tem movimentado seu portfólio. Além disso, recentemente, vendeu parte de seus ativos, como sua participação na Trip.com, da China, e na indiana Swiggy, arrecadando cerca de US$ 1,5 bilhão.
O grupo planeja usar esses recursos para expandir em setores estratégicos, como alimentos, classificados, pagamentos e fintechs.
Presença consolidada na América Latina
Assim, a aquisição, a Prosus adiciona a Despegar — que opera em 19 países e processa mais de 9,5 milhões de transações por ano — ao seu portfólio de e-commerce na América Latina.
Este já inclui nomes como o iFood, a plataforma de eventos Sympla e os classificados OLX.
Além disso, o diretor de investimentos da Prosus, Ervin Tu, destacou que a empresa está intensificando o uso de capital para consolidar sua atuação em mercados promissores.