Os horários de negociação da B3, a bolsa brasileira, não são resumidos à abertura às 10h e fechamento às 17h.
Nesta SpaceDica, você entende tudo que acontece a cada etapa das negociações.
1. Cancelamento de ofertas
Isso acontece entre 9h30 e 9h45, antes do início da sessão. Trata-se do cancelamento de ofertas de compra e venda que restaram do dia anterior.
2. Pré-abertura
Logo em seguida, na pré-abertura, entre 9h45 e 10h, a B3 registra ordens de compra e venda. Apesar de não haver, de fato, negociação, esse é um período importante pois é a partir dele que os preços da abertura são consolidados. Por essa dinâmica de oferta e procura, diz-se que na pré-abertura há “leilão de bolsa”.
Quer saber mais sobre investimentos? Fale com um especialista da SpaceMoney
3. Negociação
É o maior período da sessão, que ocorre entre 10h e 16h55. É quando há efetiva negociação dos ativos, é durante essa etapa que os preços oscilam.
4. Call de fechamento
Assim como é na pré-abertura que o preço no começo do pregão é definido, é no call de fechamento que se consolidam os valores para o encerramento. A depender do mercado, o call dura de 5 a 20 minutos.
5. After-market
O último entre os horários de negociação da B3, nessa etapa vale para o mercado à vista e o fracionário e dura das 17h30 às 18h — entre 17h25 e 17h30 há o cancelamento de ofertas remanescentes. Apesar de permitir negociações, há algumas regras para operar nesse período, como a limitação à ações do Ibovespa e à movimentação de menos de R$ 900 mil reais.