As incertezas macroeconômicas não são um problema para a premiumização da cerveja no Brasil, destacaram os analistas do UBS BB, em relatório.
A participação da Ambev, contudo, neste cenário, foi afetada em 0,30 p.p., para 63,10% em 2022, enquanto a Heineken avançou 0,90 p.p., a 21,40% no mesmo período.
Heineken detém uma participação maior no segmento premium, 45,00% x 28,00% de Ambev, mas os crescimentos de Stella Artois, Corona (+27%) e Becks estão longe de ser decepcionantes.
A Budweiser desacelerou para 4,5%, mas depois de crescer 25% em 2021, mas as principais marcas de Ambev apresentaram um bom ano em 2022, de acordo com os analistas.
As marcas da Heineken ainda distribuídas pelo Sistema Coca-Cola no Brasil incluem: Sol, Eisenbahn, Tiger, Kaiser, Bavaria, entre os mais relevantes.
Melhor desempenho das marcas em 2022 foram Eisenbahn (+13,6% YoY) e Sol (+5% YoY). Por outro lado, os piores desempenhos foram Kaiser (-24%YoY) e Bavaria (-20%YoY).
Em meio a forte concorrência, o UBS BB reiterou sua indicação para as ações de Ambev (ABEV3), com preço-alvo de R$ 18,00 por ação e de US$ 3,50 por ADR.