
As empresas de varejo de alimentos como Assaí (ASAI3), Carrefour (CRFB3) e Grupo Mateus (GMAT3), devem sofrer no segundo trimestre deste ano, segundo a EQI Research.
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Para os analistas da casa, as vendas 'mesmas lojas' das companhias sob cobertura devem permanecer pressionadas pela diminuição da inflação de alimentos, que apresenta alta de 1,02% no primeiro semestre deste ano.
Neste cenário, a diluição de despesas pode ser prejudicada levando à compressão de margens como as esperadas em Assaí e Atacadão.
A EQI projeta uma margem EBITDA de 6,9% (de 7,1% no mesmo período de 2022) para o Assaí e 4,7% (de 6,8% em 2022) para o Carrefour.
Para Luiz Cesta, analista CNPI da EQI Research, o Grupo Mateus deve se sobressair como a companhia menos impactada no segmento, com margem EBITDA de 6,8%, uma estabilidade na comparação anual.
Em relação ao lucro líquido, o analista indica que as condições de alavancagem de Assaí e Carrefour devem permanecer como ponto de alerta, mesmo esperando uma melhora no cenário com a possível queda da taxa básica de juros, a Selic, nos próximos meses.
Para o Assaí, a projeção é de que o lucro líquido do período de abril a junho seja de R$ 162 milhões, uma queda de 49% no ano. No mesmo indicador, a estimativa da EQI é de uma queda de 84% no ano para o Carrefour, registrando R$ 107 milhões no segundo trimestre.
Grupo Mateus, por sua vez, deve avançar no lucro líquido na comparação anual, com alta de 5,3%, e uma marca de R$ 278 milhões no período.
Dentre as opções de cobertura da EQI Research neste setor, a preferência segue sendo por Assaí (ASAI3), com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 20,20, uma alta de 66% em relação ao preço atual da ação.
Ipê Investimentos
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