O resultado da Cielo evidenciou mais uma vez uma melhora sequencial de rentabilidade no quarto trimestre de 2022, destacou a Genial Investimentos.
Com o lucro recorrente 5,70% maior que a projeção e 8,9% acima das estimativas de mercado, a empresa expandiu suas receitas com uma velocidade acima dos volumes financeiros (TPV) principalmente pela melhora de seu take rate, devido a maior precificação, melhor mix e aumento do volume de produtos de antecipação onde as margens são melhores.
O lucro recorrente continuou sua trajetória de melhora de rentabilidade, e resultou em R$ 490 milhões no quarto trimestre de 2022, alta de 16,2% trimestre a trimestre e 63,2% ano a ano.
Em 2022, o lucro líquido consolidado fechou em R$ 1,5 bilhão, alta de 34% em doze meses.
De acordo com a Genial Investimentos, o forte desempenho do lucro da Cielo deu por uma combinação de:
(i) crescimento do volume financeiro (TPV);
(ii) melhora do take rate;
(iii) aumento da penetração de produtos de prazo;
(iv) controle de gastos;
(v) bom desempenho da Cateno;
(vi) desinvestimentos em projetos não rentáveis ao longo dos últimos trimestres.
No geral, o forte resultado da Cielo aliado ao potencial aumento de take rate em 2023 por conta de mudanças regulatórias que limitaram as taxas de intercâmbio do emissor, fez a Genial Investimentos reforçar seu recente upgrade de recomendação para COMPRA.
CIEL3 negocia a um valuation atraente de 7,92x P/L 23E, bem abaixo da média dos últimos cinco anos de 9,3x e de seus comparáveis (Stone e PagSeguro).