O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques considera um acordo entre o governo federal e a Eletrobras (ELET3) para negociar o limite de 10% de direito de voto.
Essas informações foram divulgadas pelo portal Jota. Em 5 de maio, o governo havia apresentado uma impugnação direta de inconstitucionalidade (ADI) no STF requerendo a revogação do limite do direito de voto, com a intenção de aumentar a participação.
Na visão do Itaú BBA, o acordo é improvável. O limite de 10% do direito de voto faz parte da lei que rege a privatização da Eletrobras e é incluído no estatuto da empresa. O processo foi homologado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O preço de capitalização foi baseado na suposição de que o governo federal teria menos influência sobre a empresa, permitindo que a administração tornasse a Eletrobras uma companhia eficiente.
Além de aumentar sua capacidade de investimento. O BBA destacou que a maioria das decisões-chave aprovadas pelos acionistas provavelmente não teriam sido aprovadas se o os direitos de voto do governo federal fossem proporcionais aos seus 42,5% de ações com direito a voto.
Os analistas do banco reiteram o rating outperform para as ações, com base em sua avaliação atrativa e outros
catalisadores positivos de curto prazo.
O preço-alvo estimado para ELET3 é de R$ 61,60, uma potencial valorização de 75%, se considerado o último fechamento (R$ 35,08).