Os 951.228 credores afetados pela recuperação judicial da agência de viagens 123milhas têm até a próxima terça-feira, dia 26 de novembro, para solicitar a habilitação de seus créditos ou apresentar contestação aos valores indicados pela empresa.
Este é o prazo final estabelecido pelo processo judicial em andamento.
Ex-funcionários da 123milhas têm até 26 de novembro para solicitar valores de demissão
De acordo com relatório da administradora judicial da empresa, os credores têm a receber cerca de R$ 2,38 bilhões.
A Defensoria Pública de Minas Gerais publicou uma cartilha para orientar os consumidores sobre como proceder. O material está disponível no site oficial: defensoria.mg.def.br.
Quem pode solicitar?
A lista de credores da 123milhas inclui:
- Clientes que celebraram contratos até 29 de agosto de 2023 (data em que a empresa entrou com pedido de recuperação judicial);
- Fornecedores;
- Prestadores de serviços;
- Credores trabalhistas.
Como consultar dados da 123milhas?
A consulta à lista de credores pode ser feita pelo site oficial da recuperação judicial: rj123milhas.com.br. O consumidor deve:
- Acessar a aba “Cadastra-se / Login” e fazer o cadastro utilizando o CPF.
- Verificar os dados e o valor indicado na lista.
- Caso as informações estejam corretas, basta concordar com o registro.
Se houver erros nos dados ou no valor, o consumidor pode apresentar uma Apresentação de Divergência.
Já os consumidores que não encontrarem seu nome na lista devem optar pela Habilitação de Crédito, anexando documentos como contratos e comprovantes de pagamento para validar o pedido.
Prazos e próximos passos
Após o prazo final de 26 de novembro, a 123 Milhas terá até 90 dias para analisar os pedidos de inclusão ou ajustes.
Em seguida, a empresa terá mais 60 dias para apresentar o plano de pagamento das dívidas, incluindo prazos e condições para os consumidores.
Histórico do caso 123milhas
Em 2023, a 123 Milhas anunciou a suspensão de pacotes promocionais e a emissão de passagens flexíveis com embarques a partir de setembro, gerando grande prejuízo para mais de 800 mil consumidores.
Desde então, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial para tentar evitar a falência, com uma dívida estimada em bilhões.