
Nesta terça-feira (24), a Lojas Renner (LREN3) informou que após o ataque cibernético sofrido na última quinta-feira (19), suas lojas permaneceram abertas e em operação durante todo o tempo, com indisponibilidade de alguns processos por algumas horas da quinta-feira.
Em comunicado, a companhia informa que a operação de e-commerce foi reestabelecida na manhã de sábado (21) e nos aplicativos no dia seguinte (22). Canais de venda on-line da companhia ficaram, pelo menos, 48 horas sem operar em razão do incidente.
A Renner reiterou que seus principais bancos de dados permanecem preservados e, neste momento, todos os sistemas prioritários já estão operacionais.
O documento reforça que a administração da companhia não fez nenhum contato com os autores do ataque cibernético, tampouco negociou ou fez pagamento de resgate de qualquer espécie.
"As equipes permanecem mobilizadas de acordo com o plano de proteção e recuperação, com todos os seus protocolos de controle e segurança, e com um trabalho de apuração, documentação e investigação sobre o ocorrido", conclui.
Na sexta-feira (20), o Procon-SP disse ter notificado a Lojas Renner com solicitação de explicações sobre o ataque cibernético.
De acordo com o órgão, a companhia deverá esclarecer quais bancos de dados foram atingidos e se informações de clientes foram afetadas pela invasão. A Renner afirmou, também na sexta, que não tinha sido notificada pelo órgão.
Com informações de O Estado de S. Paulo.