Neste domingo, 6 de outubro, os brasileiros foram às urnas e a expectativa para os resultados das eleições municipais está grande. Você pode acompanhar a apuração em tempo real na SpaceMoney.
Clique aqui para conferir EM TEMPO REAL as apurações das urnas
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração dos votos segue em ritmo acelerado. Nas regiões Sul e Sudeste, as urnas já estão sendo contabilizadas.
Já no Norte e Nordeste, a apuração ainda está em fase intermediária, com a expectativa de que os resultados completos sejam divulgados nas próximas horas.
A expectativa é de que as principais capitais do país só conheçam seus prefeitos no final da noite, com a possibilidade de diversos municípios irem para o segundo turno. O segundo turno irá ocorrer no dia 27 de outubro.
Pesquisa Datafolha: Guilherme Boulos lidera em empate técnico pela prefeitura de São Paulo
A pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta-feira (3), revela um empate técnico para a corrida pela prefeitura de São Paulo. Os dados mostram Guilherme Boulos (PSOL) liderando com 26%, seguido de Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB), ambos com 24%.
Com a margem de erro de 2 pontos percentuais, os três candidatos estão empatados tecnicamente.
Como justificar o voto em caso de ausência nas urnas?
Os eleitores impossibilitados de votar por motivo justificado, como viagem ou problemas de saúde, podem regularizar sua situação por meio da justificativa eleitoral. O processo é simples e pode ser feito de duas formas:
- Presencialmente: o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral levando documentos que comprovem a razão da ausência, como atestados médicos, passagens de viagem ou outros comprovantes relevantes.
- Pela internet: outra opção é justificar a ausência pelo sistema e-Título ou pelo Sistema Justifica, disponíveis nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado. A justificativa online deve ser feita em até 60 dias após o dia da votação.
Qual o meu prazo?
Para quem faltou à votação das eleições deste domingo, o prazo para justificar a ausência é de 60 dias. A justificativa pode ser apresentada até o dia 5 de dezembro de 2024.