Saber pesquisar é fundamental para todos que desejam se sair bem nos negócios, independentemente de quais sejam. E quando se trata de investimentos, não seria muito diferente.
Nas últimas semanas estamos mostrando a você todos os tipos de pesquisas que pode realizar para se certificar de que está fazendo bons investimentos e colocando seus esforços no lugar certo.
Para encerrar, chegamos a Pesquisa Exploratória, aquela que se dedica a investigar problemas que não estão muito bem definidos.
Podendo ser útil para investimentos que ainda se encontram nebulosos, venha entender tudo o que precisa sobre essa pesquisa. Boa leitura!
O que é Pesquisa Exploratória?
Como mencionamos anteriormente, a Pesquisa Exploratória será aquela que se dedica a entender um problema que ainda não foi inteiramente definido. Assim, ela é realizada para se ter uma melhor compreensão sobre esse problema.
Por ter um caráter unicamente de exploração, esse tipo de pesquisa não fornece resultados conclusivos, mas direcionamentos que precisam ser complementados com as demais pesquisas que mostramos em nossa coluna, a Pesquisa Descritiva e Explicativa.
Mas se ela não nos oferece respostas concretas, qual é a função dessa busca em nossos investimentos? É isso que vamos entender no próximo tópico!
Por que preciso da Pesquisa Exploratória?
Para entender como a Pesquisa Exploratória pode contribuir em seu dia a dia de investimentos imagine a seguinte situação:
Você estava buscando novas possibilidades para investir e mercados que estão em alta, nesse momento você se depara com a informação que o mercado imobiliário está com uma previsão de alta para o próximo ano e, por isso, esse é o melhor momento para se investir.
Entretanto, você nunca lidou com esse tipo de investimento e não conhece nada do mercado, como ele funciona ou seus termos específicos, assim fica difícil confiar se essa previsão de aumento é ou não válida.
Para solucionar tal problema você resolve começar a pesquisar. Usando do Google, de sites confiáveis, como o próprio SpaceMoney, e também de fóruns online onde pode trocar informações com outros investidores, você começa a coletar cada vez mais dados sobre o tema.
Depois de uma extensa procura descobre que sim, a previsão de um futuro promissor para investimentos em imóveis é verdade e agora que já sabe um pouco mais do assunto pode se dedicar a escolher qual será o seu investimento.
O que narramos até esse ponto foi uma pesquisa exploratória.
Perceba que sua função é dar base para tomar decisões mais assertivas e não cair em armadilhas. Sem ela, um investimento que pareça muito promissor pode ser apenas uma pegadinha muito bem enfeitada.
Para evitar problemas e frustrações com seus investimentos, é sempre bom separar uns minutos para se dedicar a esse tipo de pesquisa.
Como fazer a Pesquisa Exploratória?
A pesquisa exploratória é bem simples de ser definida e construída, isso porque ela se baseia quase que inteiramente na coleta de dados.
É por esse motivo também que sua base principal se dá na pesquisa bibliográfica. Por se tratar de uma busca que consiste em criar uma base de conhecimento, ir direto à fonte é uma das maneiras mais eficazes de garantir esse sucesso.
Mas para além de explorar artigos e livros, a pesquisa exploratória vê com muitos bons olhos o uso de entrevistas para sua coleta de informações.
Mas não se assuste, quando falamos em entrevistas queremos dizer em conversas com especialistas ou pessoas que podem te ajudar a compreender melhor seu objeto de estudo.
Lembra quando mencionamos os fóruns como uma forma de coletar dados? Pois bem, usar esses sites para trocar informações e conversar com pessoas do meio é um tipo de entrevista na qual pode apoiar sua pesquisa.
Conclusão
Conhecer a Pesquisa Exploratória é um ótimo método para garantir as boas escolhas.
Quando se trata de investimentos, tudo precisa ser bem planejado. Assim, aproveite os benefícios que essa pesquisa pode oferecer e comece a aplicá-la em seu dia a dia de investimentos!