Na sexta-feira (22), a agência de classificação de risco Fitch afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Rating de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moeda Local ‘BB+’ e em Moeda Estrangeira ‘BB’ da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)(SBSP3).
Ao mesmo tempo, a agência revisou a Perspectiva dos IDRs para Estável, de Negativa.
A revisão da Perspectiva dos IDRs da Sabesp reflete a revisão da Perspectiva para Estável, de Negativa, dos IDRs em Moedas Estrangeira e Local do Estado de São Paulo (‘BB-’), em 20 de julho passado – que, por sua vez, seguiu a afirmação, realizada pela Fitch, dos ratings soberanos do Brasil em ‘BB-’ e a revisão de sua Perspectiva para Estável, de Negativa, em 14 de julho de 2022.
Os ratings da Sabesp consideram a visão da Fitch sobre a exposição da empresa ao seu controle acionário, derivada de uma delimitação legal (ring-fencing) permeável e do acesso e controle, também permeáveis, de seu acionista majoritário, o Estado de São Paulo, afirma a agência.
Esta abordagem resulta em ratings limitados a até dois graus acima do rating do controlador, de acordo com a metodologia da agência, diz a Fitch, em nota.
Os ratings também contemplam os sólidos fundamentos do setor de saneamento básico no Brasil, bem como o forte perfil de negócios da Sabesp. A empresa deve manter alavancagem líquida conservadora e robusta posição de liquidez, apesar da estimativa de fluxo de caixa livre (FCF) negativo.